Valve divulgou uma enorme lista com os 100 jogos mais rentáveis de sua plataforma de games para PC, o Steam, durante o ano de 2016. Apesar de não ter divulgado os números exatos de quanto cada título fez, e nem de especificar quem ficou em primeiro lugar, a empresa separou 12 títulos que se destacaram e fizeram mais dinheiro que a concorrência no ano que passou.

Sid Meier's Civilization 6

None

A presença de Sid Meier's Civilization 6 nesta lista não é uma surprresa. A franquia de estratégia da Firaxis Games é um dos principais nomes em termos de exclusividade para PC, e o lançamento do novo jogo com certeza movimentou muitas vendas no Steam.

Alguns dos games destacados são escolhas óbvias, como Grand Theft Auto V CS:GO, mas há algumas surpresas. Nesta lista, vamos passar por cada um deles, destacando quais foram os principais fatores para colocá-los no ranking dos 12 jogos mais rentáveis do Steam em 2016.

Counter-Strike: Global Offensive

None

Com inúmeras vendas e um grande mercado de microtransações, Counter-Strike: Global Offensive é mais uma presença óbvia na lista. O shooter é um dos jogos multiplayers mais populares do mundo, e é no Steam onde todos os seus milhares de jogadores se encontram.

Recentemente, também foram divulgados os vencedores do primeiro Steam Awards.

Dark Souls 3

None

Dark Souls 3 entra na lista contando basicamente com suas vendas. A franquia Souls sempre teve um bom número de seguidores no PC, e não é surpresa ver que eles colocaram o grande final da saga entre os jogos mais rentáveis do ano. O lançamento do DLC "Ashes of Ariandel" também ajudou.

XCOM 2

None

Mais um jogo de estratégia que entrou na lista foi XCOM 2. O título, lançado em fevereiro, começou como um exclusivo do PC, o que com certeza atraiu compradores. A boa quantidade de DLCs lançados ao longo do ano também ajudou a o colocar entre os 12 maiores.

Dota 2

None

O único jogo free-to-play da lista vem da própria Valve. Dota 2 fez milhões de dólares em 2016 apenas na venda de DLCs e microtransações. Os pacotes que são revertidos para a premiação do The International - campeonato mundial do game, que em 2016 arrecadou mais de US$ 20 milhões - são um grande contribuidor para o desempenho do game.

The Witcher 3: Wild Hunt

None

The Witcher 3: Wild Hunt é um dos jogos mais celebrados dos últimos anos, e é no PC onde boa parte dos seus fãs se encontram. A franquia sempre foi forte na plataforma e com o terceiro título, a CD Projekt Red encontrou mais sucesso financeiro do que nunca. Em 2016, o lançamento da expansão "Blood and Wine" contribuiu muito para a renda do RPG.

Fallout 4

None

Fallout 4 está entre os RPGs mais vendidos dos últmos anos, e no Steam o jogo é uma grande potência. O game da Bethesda sempre movimenta um bom número de cópias vendidas, e em 2016 coisas como mods e o lançamento de diversos DLCs ajudaram a colocá-lo entre os mais rentáveis.

Total War: Warhammer

None

Mais uma franquia de estratégia que tem enorme poder no PC. Total War: Warhammer é um dos jogos mais populares do Steam, e a venda de DLCs, expansões e itens sempre contribui para o sucesso financeiro do game.

GTA V

None

A Valve não divulgou números exatos, mas não seria surpresa ver que nenhum jogo fez mais dinheiro em 2016 do que GTA VO título da Rockstar provavelmente entraria na lista contando apenas com suas vendas. Adicione a isso o modo GTA Online e os infinitos itens vendidos no multiplayer, e você tem a fórmula para o sucesso.

Tom Clancy's The Division

None

Tom Clancy's The Division foi um verdadeiro sucesso de vendas. O jogo teve uma das melhores estreias de uma nova franquia na história da indústria, e grande parte das vendas veio no PC. Sua presença aqui também mostra que diversos jogadores preferem comprar os games da Ubisoft no Steam do que na Uplay.

No Man's Sky

None

Sem dúvidas a maior surpresa da lista é No Man's Sky. O jogo de exploração espacial da Hello Games conseguiu o feito mesmo sendo um dos mais criticados do ano, e sem nenhum grande DLC. Isso mostra que a expectativa gerada antes do lançamento realmente foi enorme.

Rocket League

None

Mais um indie presente na lista é Rocket League. A fantástica mistura de futebol e carrinhos da Psyonix é um dos grandes fenômenos dos últimos anos, e chega no topo com a combinação de vendas com bons DLCs e suporte da desenvolvedora.