Em um cenário completamente novo, com criaturas míticas de outras lendas e tramas repletas de mistérios, o novo God of War alimenta a curiosidade dos que acompanham a franquia e se interessam pelos elementos mágicos das mitologias.

Diferente da aproximação de outros jogos pela mitologia nórdica, em God of War os conflitos relacionados aos deuses são apresentados com mistério e alguns detalhes sutis que instigam os olhos - e a imaginação - de quem assistiu aos trailers. Alguns elementos importantíssimos foram apresentados, ajudando a levantar ainda mais especulações sobre o enredo e que traçam paralelos interessantes entre as raízes da mitologia nórdica e a história do semideus.

Depois de horas de traduções, estudos e consultas com professoras Elise Kleivane e Karoline Kjesrud do Departamento de Linguística e Estudos Escandinavos da Universidade de Oslo, levantamos algum pontos curiosos para aqueles que se interessam pelo lado mitológico de God of War:

Valhalla - O hall dos guerreiros em Asgard

Dentro das crenças nórdicas, os guerreiros que morrem em batalha podem ser escolhidos por Odin para serem levados pelas Valquírias até o salão de Valhalla, onde somente os dignos se reúnem para ajudar Odin nos futuros eventos do Ragnarok. Em um dos primeiros confrontos do trailer revelado na E3 2016, Kratos enfrenta um troll que, em uma linguagem não identificada, menciona Valhalla (Acreditamos que o mesmo questiona Kratos sobre o que ele está fazendo em Valhalla).

Seria Kratos um dos guerreiros escolhidos por Odin para ajudá-lo?
Partindo da crença de que as Valquírias buscam guerreiros que perderam suas vidas, teria Kratos morrido quando devolveu a esperança para o mundo em God of War 3?

Only We Traveler - ᛟᚾᛚᛁ ᚹᛖ ᛏᚱᚨᚹᛖᛚᛖᚱ - As Runas e O Abrigo

O trailer de 2016 também mostra o lugar em que Kratos e seu filho Atreus estão se abrigando. Além de outros elementos que vamos citar neste texto, algo nos chamou a atenção: runas repetitivas são entalhadas na moldura da ‘porta’ e, se traduzidas, formam algo como “ᛟᚾᛚᛁ ᚹᛖ ᛏᚱᚨᚹᛖᛚᛖᚱ - Onli We Traweler”. Como o alfabeto de runas de Elder Futhark não possui as letras y e v propriamente ditas, assemelhamos e “Only We Travelers - Apenas Nós Viajantes” parece cair como uma luva nesse enredo, mesmo tendo sido uma transição direta para o inglês e não uma palavra do nórdico antigo.

As raízes de Kratos são distantes de Yggdrasil. O espartano nada mais é do que um viajante neste mundo. O verdadeiro elo entre Kratos e os deuses de Asgard está nos ombros de seu filho Atreus, que claramente tem uma história muito maior para contar.

Endrbua - ᛖᚾᛞᚱᛒᚢᚨ - Reconstruir, recomeçar, renovar;

Logo após o primeiro confronto apresentado no primeiro trailer - mortos vivos com elmos claramente nórdicos - há um arco de pedra com as runas ᛖᚾᛞᚱᛒᚢᚨ entalhadas. Usando o Elder Futhark identificamos a tradução “Endrbua”, que na língua nórdica antiga possui significados similares a reconstruir, recomeçar, renovar. Ao adentrar esse arco a ‘aventura’ começa oficialmente, seguida de outros eventos que marcam ainda mais os confrontos nesse novo mundo.

Kratos também está em um recomeço e isso pode ser interpretado de diversas formas. Seria o recomeço após a morte? Seria a reconstrução de sua vida, sem ira e vingança, focada em sua família?
Com certeza nesse novo God of War veremos um outro lado de Kratos e a renovação de sua vida.

Atreus - A língua nórdica e as criaturas místicas

Em diversos momentos de ambos os trailers tivemos a percepção de que Atreus está familiarizado com a língua nórdica antiga, ele é capaz de entender os monstros e possui tatuagens em seu corpo. 

As tatuagens em seu braço formam as runas:

ᛊᛏᛃᚱᚲᚱ ᚨᚱᛗᚱ (Stjrkr Armr) - Strong Arm; Strenght of Arm - Braço Forte;
Um detalhe curioso: A palavra ‘strong - forte’ na verdade tem a transcrição para STERKR, e não STJRKR, como está no braço de Atreus. O que levanta a dúvida de um possível erro, ou reforça as teorias de que o próprio garoto tenha feito suas tatuagens.

ᚺᚨᛈᛈᛊᚲᛖᛃ þᛏᚱ (Happskej - þTr) - One who has luck with shooting - Aquele que possui sorte em seus disparos [Adaptado] ;
Onde “Happ” é traduzido para boa sorte e Skejtr não possui uma tradução ativa em nórdico antigo (Happskeitr segundo Elise seria a forma mais apropriada de se escrever a runa), mas Skjerp deg singinifica 'Se aprimorar/Prestar atenção' em norueguês, uma das linguas derivadas.

Na formação de Happskejr na tatuagem encontramos também a runa þ, formando ‘Happskejþtr’. A runa þ - Thurisaz, tem o som de ‘th’ e representa o deus Thor.
Sabemos que Atreus tem a propriedade elétrica em seus ataques. Seria essa uma referência ao deus do trovão e uma possível ligação com o menino?

ᚺᚱᚨᛞᚨ ᚺᛟᚾᛞ (Hraða Hǫnd) - Quick Hand - Mão Rápida;
A palavra 'rapidamente' é hraðliga em nórdico e hǫnd significa mão. Segundo Elise, há alguns conflitos anacrônicos nos usos das runas e seus significados, uma vez que as runas são de um período Pré-Viking e seu significado (E a lingua usada para a tradução) é de uma era Viking e medieval (Mais moderna). Além disso, o correto seria Hrǫd Hǫnd em nórdico antigo pois a palavra 'Hǫnd' é feminina, portanto seu adjetivo deve seguir o gênero.

Os guerreiros nórdicos possuíam o costume de marcar em sua pele através de tatuagem aquilo que desejavam alcançar em batalha. No mundo mágico de God of War, poderiam as runas significarem encantamentos mágicos?
As tatuagens também levantam alguns questionamentos: Atreus foi capaz de tatuar a si mesmo, uma vez que é o único da dupla capaz de falar o idioma nórdico? Se o garoto não fez sozinho, quem o ajudou? Sua mãe? Outra figura nórdica?

Os deuses caminham em Midgard e são figuras heróicas:

Em diversos momentos em ambos os trailers podemos verificar objetos que representam os deuses nórdicos, como no começo do primeiro trailer em que Atreus brinca com dois bonecos que aparentam ser um troll e o deus Thor (O rapaz até faz uma brincadeira se referindo ao Mjolnir). Há também um cavalo ao fundo, que pode ser uma figura de Sleipnir, o cavalo de oito patas de Odin.

Na cena em que Jörmungandr aparece, é possível identificar uma estátua do deus Thor com seu martelo Mjolnir ao fundo. Essa estátua e a presença da arma mitologia são essenciais para algumas colocações importantes da história.

Mjolnir - O Martelo Lendário

Mjolnir foi criado a partir de uma aposta feita por Loki com os irmãos Brokkr e Sindri (Guarde bem esse nome). Loki apostou sua cabeça que os irmãos não seriam capazes de criar artefatos místicos tão belos e incríveis como os criados pelos Filhos de Ivaldi, um grupo de anões que foram responsáveis pela criação do barco Skíðblaðnir, do deus Frey, a lança Gungnir, do deus Odin e os cabelos de ouro de Sif, que foram cortados por Loki.

Brokkr e Eitri trabalharam incansavelmente para produzirem objetos incríveis. Sindri diz para seu irmão não parar nunca de bombear o fole, e Brokkr assim o fez.

  • Com o couro de um porco, os irmãos começaram forjando Gullinbursti, o javali de Freyr - Loki tentou atrapalhar Brokkr mordendo seu braço enquanto transformado em mosca, mas ele não parou de bombear o fole.
  • Com um pouco de ouro, forjaram o anel Draupnir para Odin - Loki dessa vez mordeu Brokkr no pescoço ainda mais forte, mas mesmo assim o anão não parou de trabalhar.
  • Por último, colocaram ferro na forja e enquanto Brokkr bombeava o fole, Loki mordeu sua pálpebra tão forte que sangue começou a escorrer. Brokkr foi forçado a parar por um instante para limpar sua visão, e quando Sindri retirou o objeto da forja, lá estava Mjolnir.

De acordo com as referências visuais dos trailers, com certeza podemos esperar a presença de Mjolnir nesse jogo, além de outros artefatos mágicos, como o machado de Kratos, em que é possível verificar runas de Vegvisir na lâmina (Mais um erro anacrônico, pois as runas de Vegvisir são de uma era pós medieval).

Algumas pessoas acreditam que o machado seja Jarnbjǫrn, o machado utilizado pelo deus Thor quando ele não é mais digno de utilizar seu martelo no universo da Marvel. Esse machado não faz parte da mitologia e foi criado especificamente para esse universo.

Sindri - O Salão Dourado e o Anão Virtuoso

No trailer apresentado durante a E3 2017, Kratos encontra um homem com uma armadura dourada que o elogia pelos seus movimentos de batalha (Aparentemente ele viu Kratos destruindo alguns inimigos).

O espartano então arremessa seu machado a poucos centímetros da cabeça do homem, que se assusta com o movimento mas se surpreende ainda mais com a identidade do machado. Esse homem é Sindri um dos mais virtuosos anões na mitologia. Seu nome também se refere a um salão de ouro que será o lugar das almas dos virtuosos após os acontecimento do Ragnarok.

Seria Sindri o mais novo aliado de Kratos, uma vez que ele quer evitar o Ragnarok?

Jörmungandr - A Serpente do Mundo

Durante diversos momentos em ambos os trailers (e a confirmação ainda mais forte no segundo) podemos ver Jörmungandr, a Serpente do Mundo, filha de Loki e uma das criaturas mais assustadoras da mitologia nórdica. Além do fato inquietante de que Atreus é capaz de entender a cobra e mais surpreendente ainda, que a cobra tenta ajudar Kratos, podemos perceber que a cobra não está mais segurando sua cauda e isso se torna um ponto alarmante dentro das crenças mitológicas.

De acordo com as lendas, Jörmungandr cresceu tanto que se tornou capaz de engolir a própria cauda. Seu tamanho a fez capaz de dominar os mares e oceanos que rodeavam Midgard se tornando a serpente que segura o mundo. Thor é destinado a ser o maior adversário de Jörmungandr, o deus já tentou pescar a cobra para matá-la, mas foi impedido pelo gigante Hymir, assustado com a lenda de que se a cobra soltasse sua cauda, o Ragnarok iria começar.

Atreus afirma que a cobra deseja ajudá-los e isso deve se alinhar com os interesses de Loki, o deus da trapaça, que tem papel crucial para o início do Ragnarok através da morte do deus Balder. Isso cria teorias de que Loki pode estar tentando usar Kratos como uma ferramenta de destruição e desencadear o caos em Asgard. Não seria a primeira vez que um deus tenta manipular o espartano para seus próprios objetivos.

Mímir - A Sabedoria de Yggdrasil 

Em alguns momentos durante o segundo trailer, Kratos aparece com uma cabeça pendurada em seu cinto (Aparentemente ela ainda tem alguma espécie de vida ou encantamento nela, pois um de seus olhos brilha). Algumas teorias são levantadas sobre a quem essa cabeça pertence - ou pertenceu - dentro da mitologia.

Quandos os deuses ainda disputavam entre si (A guerra entre os Æsir e Vanir que mais tarde foram unificados), Mimir, uma figura muito sábia que adquiria conhecimento sobre o mundo ao beber água de sua fonte Mímisbrunnr, localizada abaixo das raízes de Yggdrasil, teve sua cabeça decepada. Desde então, Odin manteve a cabeça de Mimir para consultá-lo sobre o mundo e receber conselhos quando necessário.

Seria essa cabeça a que Kratos carrega consigo? Ou seria uma referência ao deus Odin, que trocou um de seus olhos para beber a água de Mímisbrunnr e adquirir um pouco de conhecimento?

[ATUALIZADO 23/01] No trailer de lançamento do título foi confirmada que a cabeça é sim de Mímir.

Skoll e Hati - Os filhos de Fenrir | Geri e Freki - Os acompanhantes divinos 

Mais uma das criaturas que acompanham Loki podem estar presentes no segundo trailer. Dois lobos entre uma névoa e a voz de um homem que o questiona 'Você está longe de casa, heim?'. Acreditamos que esses lobos que sejam Skoll (O lobo que persegue a entidade Sól - o Sol) e Hati (O lobo que persegue a entidade Máni - a Lua), filhos de Fenrir: uma das criaturas mais temíveis que acreditam estar destinada a matar Odin nos eventos do Ragnarok. Seria esse mais uma forma do deus da trapaça de se aproximar do espartano? Loki é conhecido por tentar manipular e enganar para conseguir seus objetivos.  

Ou seriam esses lobos Geri e Freki? Os lobos que acompanham o deus Odin e que são citados em diversas poesias, principalmente Freki - cujo nome também é aplicado em algumas histórias ao lobo Fenrir - com a irônia de que Odin alimenta um em sua mesa de jantar e outro com sua carne no Ragnarok. Quem estaria se aproximando do semideus?

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Também recebemos alguns posicionamentos bastante otimistas e outros que mostraram que muitos elementos não passam de figuração e design:

1. Algumas runas e seus significados estão com erros de cronologia, tendo misturas de runas da era pré-viking e significados de uma linguagem mais nova, como por exemplo, as runas que estão no braço de Atreus.

2. As runas que depois se transformam em 'Dauthamunni Discovered', no primeiro trailer, não correspondem a esse significado. É apenas um efeito visual.

3. No segundo trailer há diversas runas que chamam atenção, uma delas estando na espada de um inimigo que Kratos enfrentará. Nela existe uma mistura de runas nórdicas, anglo-saxônicas (São uma extensão mais moderna do Elfer Futhark) e de outros períodos, assim como outras que acreditam ter sido inventadas para completar a ilustração.

4. Diversas runas e símbolos no cenário muitas vezes não significam nada e estão lá apenas para decoração.