Teatro londrino no qual Les Misérables está em cartaz. A foto foi tirada no dia da conquista do penta, o que explica os brasileiros na foto.
Depois de 16 anos de apresentações, o produtor Cameron Mackintosh anunciou para 15 de março de 2003 a apresentação final do musical na Broadway. O anúncio foi feito oficialmente ao elenco após a apresentação da matinê no último dia 2.

Embora extremamente lucrativa, somando 390 milhões de dólares de renda somente em Nova York e mais 1,8 bilhão de dólares em montagens em outros países, o musical é mais uma vítima dos atentados terroristas do ano passado, que diminuíram o fluxo de turistas ávidos por uma noite na Broadway. Parte da queda de público já foi recuperada. A audiência de Os Miseráveis, no entanto, jamais voltou ao que era, fechando o último final de semana com apenas 46% da capacidade do teatro ocupada.

Desde de sua estréia em 1987, 421 atores trabalharam na montagem nova-iorquina, além de 1633 profissionais de apoio. O musical foi visto por mais de nove milhões de pessoas, e foram feitas 6.612 apresentações.

Além de Les Miz, Miss Saigon e Cats, outros musicais que pareciam eternos encerraram suas carreiras em Nova York, abrindo espaço para novas montagens e para uma arejada geral no cenário dos musicais. Quanto aos turistas, podem rumar para Londres, onde Os Miseráveis continua em cartaz.

Imagem © Marcelo Forlani