Nesta sexta-feira (13), o Ministro da Ciência e da Tecnologia, Gilberto Kassab (PSD-SP), afirmou que a limitação de dados em planos de banda larga fixa começaria no segundo semestre de 2017, mas depois desistiu da decisão.

None

A declaração foi dada inicialmente ao site Poder360. "Nosso objetivo é beneficiar o usuário, com melhores serviços. No momento certo, esperamos que ainda em 2017, no segundo semestre, para que o serviço seja o mais elástico possível", afirmou Kassab.

Depois da reação negativa à declaração, já que a limitação de dados têm sido alvo de polêmica em 2016, Kassab voltou atrás.

"O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esclarece que não haverá mudanças no modelo atual de planos de banda larga fixa, reiterando seu compromisso em atender o interesse da população e do consumidor", diz nota emitida pelo Ministério. 

Com a limitação, os planos passam a ser regidos pela mesma regra dos contratos de internet para celular: após ultrapassar o número de dados estipulado pela franquia, o usuário pode ter sua conexão reduzida ou até mesmo cortada.