A fabricante de controles e acessórios Mad Catz declarou falência nos Estados Unidos e encerrou as suas atividades.

Mad Catz

De acordo com a lei americana, há dois tipos de declaração de falência: uma na qual a empresa permanece aberta e sob controle do devedor, com supervisão da Justiça, e outra na qual a empresa encerra suas atividades e vende todos os seus ativos, com a renda indo diretamente para os credores. A Mad Catz entrou com pedido de falência a partir da segunda opção.

A empresa passava por dificuldades financeiras nos últimos dois anos, após as fracas vendas de Rock Band 4. O título representou um investimento alto para a Mad Catz, que publicou o game e foi responsável pela fabricação de instrumentos.

Por conta destes apuros financeiros, a companhia já havia demitido 37% de seu quadro de funcionários. Na mesma época, deixaram a empresa o presidente e CEO Darren Richardson, a vice-presidente de negócios Whitney Peterson e o diretor do conselho de acionistas Thomas Brown.

Fundada em 1989, a Mad Catz ficou conhecida por periféricos como cabos, controles, cartões de memória e outros tipos de interfaces voltadas para o mercado de games. A empresa ganhou notoriedade em meados dos anos 2000 após se tornar uma das principais marcas de controles de jogos de luta, sendo usada pelos jogadores mais famosos do cenário competitivo.