Dando mais um passo em direção a um futuro de ficção científica, estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criaram um novo protótipo de acessório capaz de "ouvir" palavras que você diz dentro da sua cabeça.

Apelidado de AlterEgo, o dispositivo é utilizado no rosto, encaixado entre a orelha e o queixo, e pode ouvir as chamadas subvocalizações – aquelas palavras que nós temos o costume de "dizer" dentro de nossas cabeças quando estamos lendo, por exemplo.

Apesar de silenciosas, essas subvocalizações emitem sinais e vibrações que podem ser captadas pelos eletrodos do equipamento. A partir daí, os sinais são enviados a um computador que utiliza redes neurais para identificar cada palavra e transformá-las em comandos de voz.

O sistema já foi utilizado para tarefas simples, como perguntar o horário para um assistente pessoal e para navegar a plataforma de streaming Roku. Veja o sistema em funcionamento no vídeo abaixo:

"Nossa ideia era: poderíamos ter uma plataforma de computação mais interna, que mescla o humano e a máquina de alguma forma e parece uma extensão interna de nossa própria cognição?", explica Arnav Kapur, um dos estudantes do MIT responsáveis pelo projeto.

A equipe já trabalha em um evolução para o dispositivo, que deverá reduzir o número de eletrodos necessários para ouvir palavras subvocalizadas de sete para quatro, o que deve resultar em um equipamento menor e menos intrusivo.