Há anos que a Microsoft ventila a possibilidade de liberar o suporte de teclado e mouse no Xbox One. Até hoje, no entanto, nada nunca foi de fato confirmado pela empresa.

Mas uma nova parceria entra a fabricante do Xbox e a Razer dá sinais de que isso deve mudar em breve, sugerindo que a liberação do uso dos acessórios no console pode chegar ainda este ano.

De acordo com a Windows Central, a Microsoft já estaria em contado com fabricantes de acessórios desde o início deste ano para discutir o tema, antecipando a chegada do suporte oficial de periféricos no Xbox.

Fontes próximas ao tema também confirmaram ao The Verge que os planos foram mostrados pela Microsoft durante a conferência de desenvolvedores Xfest, quando a integração de jogos do Xbox com os acessórios da linha Chroma RGB, da Razer, foi discutida.

Ainda de acordo com a publicação, o suporte virá com uma série de ferramentas para desenvolvedores que permitirão ao game identificar exatamente quando o usuário está com um controle ou com teclado e mouse em mãos.

A ideia é que desenvolvedores possam fazer ajustes finos aos seus jogos, como separar jogadores de acordo com seu tipo de controle, para garantir o balanceamento em títulos multiplayer – uma vez que os acessórios mudam consideravelmente a interação com games.

A expectativa é que a compatibilidade chegue ao Xbox ainda este ano em uma atualização do console.