O Facebook pode ter planos para expandir suas plataformas sociais em realidade virtual para dispositivos que vão além do Oculus, sugere uma nova vaga de emprego postada pela empresa.

Anunciada através do LinkedIn (via UpLoad), a posição busca um especialista em inovação tecnológica para o time Social VR, localizado na sede da companhia, em Menlo Park.

Entre as atribuições que serão do candidato está a atuação em "projetos sociais" da empresa, incluindo o Spaces – serviço lançado no ano passado em beta que permite que amigos se encontrem em ambientes virtuais para compartilhar conteúdo e jogar games.

O mais interessante da postagem, no entanto, é que o texto indica que o candidato ideal deverá trabalhar em projetos que envolvem as plataformas "PSVR, headsets Windows, Monterey e Mobile".

Enquanto PlayStation VR e Windows fazem referência a plataformas já consolidadas no mercado – e confirmam os planos do Facebook de expandir seus serviços além do seu próprio ecossistema de realidade virtual – a plataforma "Monterrey" ainda é desconhecido.

Tradicionalmente, o Facebook utiliza nomes de áreas marítimas para seus dispositivos, como Crystal Cove e Crescent Bay – o que dá força ao rumor e sugere que o termo faça referência a um novo óculos VR que pode estar em desenvolvimento dentro da Oculus. No ano passado, o nome "Monterey" já havia surgido pouco antes da conferência Facebook F8, mas nada foi dito sobre ele.

Uma das expectativas é que o Monterey seja o codinome do já conhecido Oculus Go, óculos acessível com processador embedado que tem um lançamento próximo. O Facebook ainda não se posicionou sobre o caso.