O cenário de FIFA vem se expandindo cada vez mais e se consolidando como uma modalidade competitiva popular e muito querida pelos brasileiros. Com mais campeonatos e mais oportunidades para a comunidade, a profissionalização dos cyber atletas se torna uma realidade cada vez mais próxima.

O Rafael "Rafifa13" Fortes é uma prova disso: além do bicampeonato Brasileiro, o jogador também foi campeão em Miami em 2017 e defende a camisa do Paris Saint-Germain, o maior time de futebol de Paris.

Conversamos com o jogador sobre suas carreira, expectativas para o futuro e também a evolução do cenário competitivo:

O FIFA mudou muito no últimos anos: técnologia de passe e de jogabilidade, atualizações gráficas e personalidade para os jogadores. O cenário competitivo não ficou para trás. O que mais mudou para você nos últimos anos?

Jogo FIFA desde o 98 e naquela época era completamente brincadeira o que hoje é profissão. Eu sou apaixonado por jogos de esporte, de futebol desde pequeno. O FIFA foi minha primeira experiencia jogando futebol em console e desde então eu sou apaixonado! Dá pra ver uma mudança de patamar, hoje os joguinhos sao verdadeiras profissões.

Uma das questões mais determinantes para os jogadores é os consoles que competem primariamente. No seu caso, é o Xbox One. Qual a maior diferença entre as duas plataformas?

O jogo em si acaba sendo o mesmo, tecnologia e jogabilidade, mas o que a gente sente mais é o controle. Eu ja estou bem acostumado em ambas as plataformas, é preciso para o nível competitivo, mas a plataforma que jogo desde antes era o Xbox 360 e agora o Xbox One, me adaptei melhor ao controle.

Uma das coisas que surpreendeu o cenário foi a sua contratação pelo PSG. Quais as mudanças que ela acarretou em sua carreira?

Eu acho que a maior mudança foi minha profissionalização em si, minha carreira deu um passo a frente. Venho há cinco anos fazendo minha carreira competitiva, na época da contratação eu já era bicampeão brasileiro, mas até aquele momento não havia surgido essa oportunidade. Essa chance de dar esse pulo de um jogador competitivo pra profissional foi muito determinante. Fico muito feliz de representar a PSG e espero continuar defendendo essa camisa.

Muitas pessoas que te acompanham tem o sonho de ser um jogador profissional. Qual seu conselho para quem deseja entrar na carreira de cyber atleta?

Olha, o maior conselho é jogar. Acaba sendo um pouco simples, parece bobo até, mas é jogar. Buscar assistir e jogar contra os melhores, ver dicas e tutoriais no youtube, praticar e praticar, é um ciclo. Sem isso você nunca vai conseguir fazer esse pulo de jogador competitivo pra profissional. Treinem e se esforcem de verdade que o esforço é recompensado.