A passagem da Los Grandes no competitivo de VALORANT vai chegar ao fim. De acordo com apuração do The Enemy, a Onda Laranja não foi uma das quatro equipes selecionadas pela Riot Games para ganhar vaga direta ao VCT BR 2023 e, por conta disso, não seguirá na modalidade neste ano - a organização confirmou a informação (confira no fim desta reportagem). Além disso, internamente a Los está incerta quanto ao futuro do cenário nacional com a chegada das franquias ao jogo.

A Los Grandes até planejava seguir no VALORANT ao longo deste ano e também em 2023. Para isso, a equipe entrou em contato com a Riot para saber da possibilidade de estar no VCT BR 2023, mas não obteve sucesso nas conversas. Todos os membros da Onda Laranja foram avisados nesta semana sobre a pausa dos investimentos da equipe no jogo.

O planejamento da Los Grandes é retornar ao VALORANT apenas em 2024, quando acredita que o competitivo local estará mais definido. Apesar disso, o The Enemy apurou que ainda existe uma pequena chance da Onda Laranja contratar algum time que esteja sem organização e que consequentemente consiga uma das outras quatro vagas no VCT BR 2023 por meio dos qualificatórios.

LEIA MAIS

Nem mesmo o adiamento das datas dos qualificatórios do VCT BR 2023 fez com que os planos da Los Grandes mudassem. As saídas começaram a ser anunciadas no dia 2 setembro quando RND e gustt1nha foram movidos para o banco de reservas. De lá pra cá, o analista Eysk e o head coach Thon também deixaram oficialmente a equipe. 

Além deles, CTC, pleets e prince estão fora da Los Grandes. Os dois últimos já estão em negociações avançadas com outras equipes, conforme também apurou o The Enemy. O anúncio da saída momentânea da organização do competitivo de VALORANT deve acontecer após o SpikeSeries III - torneio em que a Onda Laranja jogará e fará uma espécie de “Last Dance” com a line-up que disputou a última temporada do jogo.

Vale contextualizar que, desde a aquisição da Team oNe, a Los Grandes passa por uma reestruturação geral. Neste momento, a prioridade da organização é a formação do novo elenco de League of Legends (LoL) para 2023. O The Enemy apurou, inclusive, que a pausa no VALORANT permitirá que a Onda Laranja invista ainda mais no LoL.

A entrada da Los Grandes no VALORANT aconteceu em janeiro de 2022, quando anunciou a line-up com Pleets, RND, CTC, Prince e gustt1nha, além da comissão técnica formada por Eysk e Thon.

Em contato com o The Enemy, o conselheiro da Los Grandes, Rodrigo Terron, respondeu pela organização e confirmou a saída momentânea do cenário competitivo de VALORANT.

Confira abaixo o posicionamento na íntegra:

"Estar no cenario de Valorant em 2022 trouxe importantes aprendizados para a Los Grandes, que começou o ano em um processo de reformulação. Desde o início, nosso projeto se provou como algo com muito potencial, onde alcançamos o top-4 do Brasil no VCT. Porém, para 2023, a Riot trouxe um ousado plano de implementar o sistema de franquias para o game, no qual não estávamos prontos para fazer parte. Nosso desejo sempre foi estar dentro do máximo de modalidades possíveis, mas, às vezes, precisamos dar um passo pra trás para dar dois para frente, montando algo mais estruturado e devidamente competitivo - como nossa torcida sempre espera. Isso não é um "adeus" para modalidade, mas apenas um "até logo"!".

Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em TwitchTwitterFacebook e TikTok.