Em dia marcado por viradas, Gamelanders e FURIA se tornaram as duas primeiras equipes classificadas para a final da 2ª etapa do VALORANT Challengers Brazil. A equipe liderada individualmente por mwzera bateu a Team Vikings em série eletrizante, enquanto os Panteras venceram a Sharks em um confronto pautado pelo equilíbrio.

Confira como foram os jogos deste sábado (17):

Team Vikings 1-2 Gamelanders
VALORANT Challengers Brazil: 2ª fase da 2ª etapa 
Mapas: Ascent (VKS), Icebox (GL) e Haven (Desempate)

Fazendo valer a escolha por Ascent, a Team Vikings começou atacando de forma fulminante e rapidamente obteve seis pontos em sequência. No entanto, a Gamelanders entendeu que precisava buscar duelos, diminuiu o prejuízo, mas não foi capaz de evitar a vitória do primeiro half, pelo placar de 8-4, por parte de sacy e companhia. Em seguida, a Team Vikings apresentou uma defesa sólida, com destaque para a dupla Saadhak (Viper) e sutecas (Astra), e deu o pontapé inicial na série ao vencer o mapa por 12-8.

Já a Icebox teve um início bastante equilibrado e ambas as equipes alternaram a conquista de rounds até mwzera (Raze) chamar a responsabilidade. No ataque da etapa inicial, o Duelista conquistou 19 abates e foi o principal destaque da vitória da Gamelanders por 8-4. O segundo tempo do mapa, por outro lado, contou com um grande controle da Gamelanders que, defendendo, chegou a ter seis match points, mas só concretizou o empate no confronto depois de três rounds, com 13-8 na contagem final.

Por fim, a Haven foi decidida na base da emoção. De começo, a Gamelanders apresentou uma defesa intransponível e chegou a abrir 7-1 no placar, que posteriormente foi encurtado pela Team Vikings. Mesmo assim, o time capitaneado por Nyang (Omen) ganhou o half inicial por 7-5. Do mesmo modo, o segundo tempo iniciou com amplo domínio do ataque da Gamelanders a ponto da respectiva equipe ter quatro oportunidades de fechar o jogo. Contudo, os Vikings demonstraram resiliência e levaram a partida para a prorrogação de forma heróica. No overtime, a Gamelanders não teve dificuldades e fechou o mapa por 14-12.

FURIA 2-1 Sharks
VALORANT Challengers Brazil: 2ª fase da 2ª etapa 
Mapas: Bind (SHK), Icebox (FUR) e Ascent (Desempate)

Na Bind, mapa de escolha da Sharks, a FURIA optou pela defesa no tempo inicial e saiu na frente com 8-4 na contagem. Na segunda metade, os Tubarões encontraram o ritmo ideal, não só chegaram ao empate como também assumiram a dianteira no placar, e saíram na frente da disputa ao vencer por 13-11 no mais puro detalhe com, inclusive, enorme destaque da dupla gaabxx (Viper) e prozin (Raze), ambos com 21 abates cada.

Por conseguinte, a Icebox continuou a premissa de equilíbrio da série. O mapa de opção da FURIA permitiu que a Sharks escolhesse o lado atacante que, teoricamente, é o mais vantajoso. Entretanto, os Panteras acabaram contrariando as estatísticas e, defendendo, venceram o primeiro half por 7-5. No ataque, a FURIA seguiu com as rédeas da partida e indicava que conseguiria finalizar o game com relativa tranquilidade, algo que não aconteceu porque os Tubarões lutaram até o fim e empataram no tempo normal. Na prorrogação, Khalil (Omen) e seus companheiros levaram a melhor e ganharam por 15-13. 

 Para fechar o dia com chave de ouro, FURIA e Sharks mantiveram a equiparidade na Ascent. Tanto é verdade que, embora os Panteras tenham vencido a etapa inicial por 8-4, os Tubarões engrossaram o jogo na segunda metade, mas não conseguiram parar os avanços do xand (Jett) e foram derrotados pelo placar de 13-8.

Derrotadas, Team Vikings e Sharks disputam a sobrevida na repescagem da competição, prevista para ocorrer a partir das 19h (horário de Brasília) deste domingo, contra SLICK e Havan Liberty, respectivamente. Veja o calendário:

Domingo, 18 de abril

19h - Team Vikings vs Slick (Md3) 
Em seguida - Sharks vs Havan Liberty (Md3)

Acompanhe os jogos ao vivo nos canais oficiais do VALORANT na Twitch e no YouTube.