YoDa apresentou seu mais novo projeto nesta segunda-feira (27). Chamado de "X2", ele une duas grandes paixões que o streamer tem em sua vida: Jogos e música. A ideia no entanto, segundo ele, é algo "único" e que surgiu após anos de conversa. De forma ambiciosa, o X2 já nasce com campeonatos e festivais confirmados, com o objetivo de se diferenciar de tudo o que já foi feito até hoje nesta união que, apesar de fazer todo o sentido, nunca saiu nada realmente surpreendente.

Como já diz o próprio nome, o X2 será um campeonato 2 vs 2 de League of Legends (LoL), porém com uma proposta curiosa e bem diferente. No caso, a dupla será formada por um streamer e por um DJ, mas com cada um fazendo o que sabe fazer de melhor, ou seja, o streamer jogando e o DJ tocando músicas.

Lançado inicialmente com YoDa formando dupla com DJ Zanon e Jukes com o DJ Born, o formato consiste no seguinte: Os jogadores disputarão seis partidas no formato de 1 vs 1, porém com os DJ's intercalando a cada partida - em uma o DJ de Yoda toca e na outra o DJ de Jukes toca. Se um jogador conseguir eliminar o outro no jogo, ganha um ponto. Se um jogador eliminar o outro bem no 'drop' do próprio DJ, ganha dois pontos. Se um jogador eliminar o outro no drop do DJ adversário, ganha três pontos.

YoDa simplificou a ideia e afirmou: "Criamos um jogo dentro do jogo". Ao mesmo tempo, Adriana Noronha, Sócia e Executiva de desenvolvimento de negócios do Grupo SehLoiro, se mostrou muito confiante: "Podem anotar, este projeto será um grande divisor de águas".

YoDa/Reprodução

Será preciso grande sincronia entre a dupla formada pelo jogador e pelo DJ, já que o objetivo é conseguir abates durante o drop para conquistar mais pontos. Ao mesmo tempo, o inimigo ouve a música e sabe que um ataque pode estar chegando. Ou então tudo pode se tratar também de "drop fake", justamente com o intuito do bait. São muitas as possibilidades e, de fato, é a música que dita o ritmo da partida.

"Desde que comecei no LoL, eu jogo o X1, mas o que fizemos com a criação do X2 é algo totalmente diferente. Foi muito divertido e, ao mesmo tempo, desafiador. O Game e a Música não estão simplesmente acompanhando um ao outro, mas sim coexistindo como protagonistas desse novo jogo. É um conceito inovador de juntar Game e Música, e acredito que o X2 é um episódio do PlaYlist que vale para o fortalecimento de novos talentos, quanto consagrados Streamers e DJs", afirma YoDa.

Além da música, os jogos também contam com a narração de Schaeppi, um velho conhecido da comunidade de League of Legends. A narração acontecerá juntamente da música e seguirá o mesmo ritmo dela. Fabio Mergulhão, Head de planejamento e criação do Grupo SehLoiro, contou que o narrador confessou a ele que nunca pensou fazer algo assim e que gostou muito da experiência. Ele também se disse impressionado com o quão rápido Schaeppi entendeu a proposta e encaixou exatamente da forma como eles gostariam.

O projeto já foi apresentado para algumas empresas e recebeu avais importantes. Um deles é o da Twitch Global, que ouviu a ideia e firmou parceria. A Riot Games também gostou e já se disponiblizou a oferecer os servidores de torneio para as futuras competições da nova modalidade.

Falando em torneios, uma cronologia bem interessante de eventos já foi montada para dar seguimento ao X2. Tudo começa nesta segunda em uma LIVE que YoDa mostrará a gameplay que ele e Jukes gravaram da nova modalidade, enquanto faz um react e explica melhor o conceito. Depois disso tudo será ao vivo. Começando por uma competição confirmada para 24 de outubro, com oito duplas na disputa de R$ 10 mil. Por fim, tudo culimnará entre 27 e 28 novembro, com o "PlaYlist Concept Virtual", uma espécie de festival que unirá todos os projetos do PlayList como o próprio X2 e a Batalha de Rap.

O streamer já está pensando até mesmo no ano que vem, em um possível evento aberto para o público, que unirá toda esta cultura gamer e musical. Ainda não há uma data confirmada para isso, mas, se tudo ocorrer como ele espera, ainda neste ano podem ser divulgadas novas informações a respeito do assunto. 

YoDa também se mostrou extremamente criterioso em que participará do projeto. Ele deixou claro que o público ajudará a escolher as duplas, mas quer que todos os DJ's tenham um conhecimento aceitável em League of Legends, para que ele consiga ter sinergia com sua dupla e possa montar um plano de jogo.

Para entender melhor este conceito, fique ligado na live de YoDa, nesta segunda, à partir das 19h30.