Maior ídolo da história do Flamengo nos esports, Goku atualmente joga pela equipe Academy da organização desde o começo do CBLoL 2021. Originalmente mid laner, o agora Suporte teve tempo suficiente para cravar que Jean Mago, o novato prodígio que foi o primeiro colocado da Solo Queue em 2020, é o futuro da posição para o país.

“Em um ou dois anos, Jean Mago será o melhor Meio do Brasil”, cravou Goku durante entrevista ao Combo Podcast. “Ele pode melhorar bastante fora do jogo, buscar e estudar mais. Mecanicamente ele é um excelente jogador e é inteligente, o que não significa que jogue de um jeito inteligente. Podemos lapidá-lo para melhorar ainda mais, já que tem um talento natural absurdo. Nos meus 17 anos eu não conseguia entregar o que o Jean consegue agora”.

Jean e o Flamengo lideram a tabela do Academy do CBLoL com dez vitórias e quatro derrotas, empatados com LOUD e Vorax. O Mago é o Meio com segundo maior KDA do campeonato (5.3, contra 5.5 de Grevthar, da RED Canids), o segundo que mais mata adversários por partida (4.1, contra 5.1 de Aithusa, da LOUD), o que menor morre por jogo (1.3) e de longe o líder em ouro e farm por minuto (437 e 9,2, respectivamente).

A fala de Goku, “Mecanicamente excelente, mas pode jogar de um jeito mais inteligente”, faz mais sentido ainda analisando outras estatísticas de Jean. Apesar das ótimas estatísticas acima, Jean é apenas o quinto lugar em porcentagem de dano da equipe (23,8%), e o pior Meio no quesito participação em abates da equipe (59,7%), mesmo tendo a maior porcentagem de ouro de sua equipe entre todos os jogadores de sua posição (23,9%).

Isso significa que o Flamengo entende a força de Jean e quer alocar recursos para o seu Meio, mas não necessariamente encontraram a melhor maneira de fazer esta alocação de recursos se transformar em algo concreto para a equipe. Jean tem a preferência de farmar as rotas laterais, garantindo mais ouro e experiência que os adversários, e é o segundo Meio com mais abates solo do campeonato (4, contra 5 de Aithusa). Um potencial que já conhecíamos de Solo Queue, mas que ainda precisa se encaixar no competitivo.

Que Jean tem um futuro brilhante, isso já sabíamos. Por este motivo foi disputado a tapas pelas equipes brasileiras durante a Primeira Etapa de 2021, já que ingressou no competitivo após completar a idade mínima necessária, 17 anos, em janeiro deste ano, após o fechamento da janela de transferências oficial do CBLoL.

Para o Flamengo, ter Goku, um ídolo do clube e mid laner de sucesso, é um imenso diferencial na lapidação de Jean Mago no ritmo competitivo de League of Legends, que é muito diferente da Solo Queue onde brilhou nos últimos anos. Com estrutura, apoio de organização e companheiros de equipe e uma mentalidade vencedora, o rubro-negro carioca têm em suas mãos o potencial próximo ídolo do League of Legends brasileiro.