Campeã da 1ª edição da Copa Gamers Club Feminina de Fortnite, ocorrida nesta quarta-feira (27), Leticia9x foi desclassificada do torneio após denúncias de usuários nas redes sociais. De acordo com os relatos, o namorado dela, IuuAlone, foi quem jogou utilizando o nickname “Leticia nyc” durante todas as cinco partidas da competição. Em contato com o The Enemy, a Gamers Club, organizadora do campeonato, revelou que o jogador confirmou o acontecimento e assumiu a culpa da situação. Leticia9x receberia R$ 2,2 mil de premiação devido ao título, mas acabou eliminada.

LEIA MAIS

Entenda o caso

Uma das denúncias foi exposta pelo coach Stanley em uma publicação no Twitter. “Essa menina não tem clipe no perfil, nenhum vídeo para ver como ela joga. Vários amigos dela me chamaram e disseram que ela não joga nada disso e que só joga por jogar”, disse.

Na sequência, Stanley completou com um print de um usuário dando maiores detalhes da falsidade ideológica na competição. Nele, há a revelação de que IuuAlone usou a conta no Xbox para se passar por Leticia9x e que os dois estavam simultaneamente entrando e saindo do Fortnite. O mesmo usuário diz ter perguntado IuuAlone, que negou e justificou que estava “dando coach” para a jogadora.

O The Enemy procurou IuuAlone. Ele negou ser namorado da jogadora, mas confirmou que jogou o campeonato na conta dela. Já Leticia9x não retornou contato e desativou sua conta no Twitter depois das denúncias.

O que diz a organizadora do torneio?

A Gamers Club definiu a desclassificação de Leticia9x da Copa GC Feminina após IuuAlone confessar ter jogado por ela no torneio. Ao The Enemy, a organizadora disse que irá punir ambos os jogadores. No caso, Leticia9x infringiu o Item 6 do regulamento do campeonato: "competência antidesportiva e violação da regulamentação".

A Gamers Club ainda não oficializou quais serão as mudanças no resultado da competição, mas a tendência é que todas as participantes subam uma colocação acima daquelas que terminaram. Ou seja, a vice-campeã mariazinea deve ser declarada como campeã. 

Na tarde desta sexta-feira (29), a empresa anunciou uma punição aos dois jogadores e divulgou a atualização da tabela final do campeonato.

Confira na íntegra o comunicado da Gamers Club.

''Prezando pela integridade da competição, analisamos as denúncias sobre a jogadora Leticia9x na Copa Gamers Club Feminina.

Após confirmações, a jogadora foi desclassificada e não receberá a premiação. Ela será banida de campeonatos e scrims da Gamers Club por 1 (um) ano enquanto o jogador IuuAlone que se dispôs a jogar o campeonato exclusivamente feminino utilizando conta de terceiros, violando a premissa do torneio, receberá o banimento por tempo indeterminado em campeonatos e scrims promovidos pela Gamers Club.

fortnite battle royale epic games copa gamers club feminina solo scrim delas ingrid kenno leticia9x iuualone
Tabela final da Copa Gamers Club Feminina (Foto: Divulgação/Gamers Club)

A tabela do campeonato foi atualizada, e o leaderboard assim como a premiação foram remanejados entre as jogadoras anteriormente colocadas entre o 2º e o 6º lugar.

Não aceitamos quaisquer condutas que vão contra as regras do campeonato que venham prejudicar as demais jogadoras e a comunidade como um todo.

É importante ressaltar que a Gamers Club entende a importância e necessidade do cenário feminino e fomenta diversas modalidades para oferecer um espaço seguro e competitivo para todas as  jogadoras. Para isso contamos com a ajuda da comunidade para que possamos manter este espaço saudável e em constante desenvolvimento''.

Campeonato

fortnite battle royale epic games copa gamers club feminina solo scrim delas ingrid kenno leticia9x iuualone
Foto: Divulgação/Gamers Club

A Copa GC Feminina pôde ser disputada apenas por mulheres e distribuiu R$ 7,5 mil de premiação. Ao longo do processo de inscrição, todas as participantes precisaram comprovar que realmente eram mulheres. O torneio ocorreu no formato solo a partir do modo sem construções e reuniu 70 participantes no battle royale da Epic Games. A iniciativa foi fruto do projeto Scrim Delas e tem as participações de Ingrid e Kenno, ambos streamers, criadores de conteúdo e parte da equipe de comunicação da Fortnite Champion Series (FNCS).