Às vésperas do início da Fortnite Champion Series (FNCS) da Temporada 1 do Capítulo 3 do Fortnite, a Epic Games introduziu mudanças relativamente importantes nos controles. Agora, os jogadores do battle royale podem optar pela função de "Toque e Movimento" nas configurações e controlar a câmera girando o controle, com a possibilidade de ganhar mais precisão que a mira analógica padrão.

Pensando em um possível impacto no competitivo do jogo, o The Enemy consultou Rainy, Virti e Eikani, alguns dos analistas e comentaristas da competição, além de pro players de destaque que utilizam controles, como Collet, Barroso e Frosty, da LOUD. No geral, todos eles foram diretos em suas respostas: as mudanças não devem influenciar na próxima edição da FNCS, mas podem gerar consequências a longo prazo.

Analistas e comentaristas da FNCS

Rainy: “Eu acho que é uma mudança bem brusca, mas depende muito de como os jogadores vão se aproveitar disso. Vão ter alguns jogadores que vão testar e tentar ser bons nisso logo de começo, mas algo grande assim não deve impactar essa FNCS porque trocar o jeito de mirar e controlar o personagem não deve ser de fácil adaptação pro jogador ou jogadores conseguirem dominar agora. Acredito que possa fazer diferença na outra FNCS, mas isso depende de muitas outras coisas: os novos controles são otimizados? Quais bugs/glitches terão dentro do jogo? Será que esses bugs farão alguém perder uma partida importante, a ponto do jogador se preocupar em não querer usar pra evitar isso? Duvido que isso tenha um forte impacto nessa FNCS”.

Virti: “Numa regra geral eu diria para os jogadores de controle não migrarem para essa nova configuração. Apesar de os profissionais de Fortnite estarem acostumados a se adaptar a cada temporada, um item novo ou um recurso novo neste caso, exige muita prática para masterizar o seu funcionamento (ou a mecânica). E a Epic Games sempre fica de olho no feedback da comunidade, fazendo com que ajustes possam ser realizados de última hora, reforçando ainda mais a ideia de manter a configuração antiga como prioridade. Um exemplo, foi em que algumas horas após o lançamento, já foi possível ver jogadores encontrando formas de remover o recoil do Rifle de Assalto MK7 apenas ajustando a nova opção de Giroscópio, o que aparentemente não parecia ser o resultado esperado. Acho que vai ser interessante ver essa mecânica de controle nova no jogo, principalmente a opção do flick stick, que permitirá jogadores realizar movimentos de 180 graus com poucos cliques, mas o ideal é deixar pra testar isso mais tarde”.

Eikani: “Não sei se vai ter algum impacto já nesse começo de FNCS. Como é uma opção ativável e os jogadores não vão ter tanto tempo para se acostumar e treinar, é provável que muitos optem por manter o controle funcionando da forma padrão até conseguirem se adaptar. É possível também que a própria Epic Games faça ajustes na forma como o sistema funciona depois de ver funcionando em maior escala, então não me parece algo seguro para ser usado em um campeonato tão importante. Sabemos que o costume com o controle/teclas de atalho tem impacto no desempenho dos jogadores de alto nível, que jogam muito "no reflexo", então é possível que os jogadores adotem a mudança em um momento mais avançado da competição ou até mesmo na próxima temporada”.

Pro players

Collet: “Eu acho que ainda é cedo pra dizer se essa atualização favoreceu os controles, porque até agora eu não vi em quais situações usar isso ajudaria. Eu acredito que a grande maioria dos pros players não vão usar isso, porque além de ser um pouco chato pra acostumar, não consigo ver grandes vantagens em utilizar isso ao invés de continuar usando o analógico. Por isso acho que essa mudança não vai impactar no cenário competitivo”.

Barroso: “Eu acho que essa mudança pode ter favorecido os controles porque, com essa configuração nova, dá para ter uma reação mais rápida, pois o analógico limita muito a sensibilidade. Ainda assim, não acho que vão utilizar nessa FNCS porque não tem muito tempo pra acostumar com essa configuração”.

Frosty: “Muda quase nada para ser sincero. Você fica sem aim assist quando está usando isso. Tem que ficar mexendo o controle pra baixo pra controlar o recoil e acaba focando mais nisso do que na mira. Acho que nenhum pro player de controle vai usar isso em campeonato”.

Primeira FNCS de 2022

Com mudanças no formato, a primeira edição da principal competição de Fortnite deste ano terá início já nesta quinta-feira e acontecerá até o dia 6 de março, com pouco mais de US$ 3 milhões (R$ 15,5 milhões na cotação atual) de premiação para sete diferentes regiões. Desse valor, o Brasil contará com cerca US$ 418 mil (R$ 2,1 milhões). Confira todos os detalhes no guia da competição aqui.

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Identidade visual da primeira FNCS de 2022 (Foto: Divulgação/Epic Games)