O cenário nacional de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) tem debatido incessantemente o mesmo assunto: "Qual é a verdadeira escalação do Dream Team Brasileiro?". Você já tem uma opinião formada a respeito disso ou teria que pensar bastante no assunto?

Houve épocas, como em 2016 e 2017, que isso não era nem mesmo mencionado. Isso porque somente uma mesma resposta seria dada por qualquer um que acompanhasse o cenário. Em 2021 os tempos mudaram e, como já levantamos em matéria, somente neste ano mais de 60 profissionais brasileiros de CS:GO competiram fora do país. A quantidade de times, atletas e treinadores do Brasil batalhando pelo seu espaço e, ao mesmo tempo, tão próximos uns dos outros, nunca foi tão grande.

Está claro que atualmente a melhor equipe é a FURIA. É a base de elenco que está há mais tempo junta e também que já conquistou mais resultados expressivos. Ainda assim, é válido dizer que eles não estão em sua melhor fase e ainda sofrem bastante com a perda de hen1. Fora isso, todos os cinco jogadores estão longe de serem unanimidades.

Mesmo em um futuro próximo, é praticamente impossível prever o que irá acontecer com todas estas equipes, incluindo a FURIA. Os FURIOSOS podem tanto se acertar com honda ou junior na line-up, quanto fazer mais uma contratação e dar jeito na equipe, ou então apenas estagnar em uma fase pouco empolgante. Ao mesmo tempo, os demais representantes brasileiros podem crescer a ponto de se equiparar ao atual momento da FURIA ou até mesmo passá-los - ou não. De GODSENT e O Plano até paiN, Team One e MIBR, vários estão nesta mesma corrida - alguns mais próximos e outros nem tanto.

Recentemente quem aqueceu este debate de Dream Team foram Gaules e mch e nem eles concordaram.

O Dream Team BR de Michel foi o seguinte:

  • Yuurih (FURIA)
  • KSCERATO (FURIA)
  • kNg (O Plano)
  • coldzera (sem time)
  • fer (sem time)

Já o de Gaules foi:

  • Yuurih (FURIA)
  • KSCERATO (FURIA)
  • FalleN (Team Liquid)
  • coldzera (sem time)
  • Vaga em aberto

Observando rapidamente, percebemos que a maior discordância de ambos é relacionada ao AWP. Mch acredita que kNg tem mais motivação para crescer no game, principalmente por conta de sua "nova família". Já Gaules afirma que é inconcebível existir um time dos sonhos sem o pai do CS nacional (FalleN), além de crer que este elenco precisa ter ao menos quatro jogadores fixos, enquanto na quinta vaga vários poderiam se encaixar.

Pelas conversas de dentro da comunidade, não é difícil identificar que muitos discordam dos dois streamers. Alguns acham até mesmo que FalleN, fer e coldzera deveriam se aposentar… Muitos dizem não suportar jogadores da FURIA por conta daquele antigo episódio de desentendimento com a antiga MIBR, o qual os próprios jogadores afirmaram publicamente que já se entenderam.

É importante lembrar que em um time de CS não adianta somente juntar um bando de estrelas. É preciso pensar no coletivo dentro de jogo - principalmente relacionado a funções - e também fora de jogo, pois uma coisa que já está mais do que clara, ao menos em equipes brasileiras, é que na maioria das vezes elas só dão certo quando o elenco vira uma espécie de família. Brasileiro gosta de contato e de estar junto, por isso somente relações profissionais não costumam funcionar.

Para este jornalista que vos escreve não ficar em cima do muro, confesso que tenho um pensamento mais alinhado com o de Gaules. A liderança de FalleN, a regularidade de Cold e os últimos anos mostrando altíssimo nível de Yuurih e KSCERATO poderiam se encaixar perfeitamente bem. O duro seria escolher o quinto elemento desta composição… Pelo momento atual, saffe é o nome. Pensando um pouco mais no futuro e no potencial, felps ou vsm também seriam ótimas opções.

No caso de Fer e kNg citados por mch, não há dúvidas que são dois gigantes do CS:GO e com muita mira e experiência para adicionar. Afirmo sem medo que ambos ainda tem muita lenha para queimar no competitivo. Aproveitando isso, trago algo novo para o debate: Com mais de 60 profissionais fora do país e outros muitos diamantes para serem lapidados no cenário nacional, é possível montar apenas um time dos sonhos? Como simplesmente esquecer de hen1, biguzera, dumau, leo_drk, chelo, b4rtin e mais?

Duas equipes dos sonhos brasileiras, no estilo SK e Immortals, é o que o Brasil precisa para abalar a cena internacional mais uma vez. Além de aproveitarmos 10 estrelas, acredito que estas duas equipes se ajudariam em dois pontos:

  • 1º - Ter duas potências diminuiria a pressão em somente um time precisar ir bem em todas as competições, já que não há outros representantes que se equiparem a eles. No final das contas, os fãs querem ver o Brasil no topo e nem sempre importa quem é o Brasil.
  • 2º - A rivalidade que poderia nascer disso faria bem as duas equipes, pois poucas coisas motivam tanto quanto ter um grande rival para superar. Chegar ao top 1 é um objetivo comum inerente a qualquer equipe competitiva que exista. Mas além disso, querer estar sempre a frente de um adversário específico, isto sim é um algo a mais e que existe pouco na cena.

Dito tudo isso, quem você escalaria em dois times brasileiros dos sonhos? Deixe a opinião nos comentários e vamos ver quem são os jogadores que mais aparecem.