A era da LAN no cenário de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) ameaçou a voltar com a Intel Extreme Masters Cologne 2021, mas já empacou novamente... Isso porque, de acordo com a ESL, a Pro League Season 14 será disputada online, entre 16 de agosto e 12 de setembro. A informação foi revelada nesta terça-feira (20).

Em comunicado, a empresa organizadora do torneio afirmou que a decisão foi tomada em comum acordo com as 12 equipes parceiras da ESL, o conselho dos jogadores da ESL e também a CSPPA (Associação de Jogadores Profissionais de Counter-Strike, na tradução livre).

Veja abaixo o que mais foi dito:

"Adoraríamos continuar em LAN, mas com o primeiro dia de jogo começando em quatro semanas, os desafios em constante mudança são simplesmente grandes demais para superar, pois estamos enfrentando condições diferentes em comparação com a IEM Cologne 2021. Especialmente com o aumento drástico da variante Delta do COVID-19 em toda a Europa, não temos apoio do governo local e estamos passando por restrições de segurança semelhantes ou até mais rígidas. A ESL Pro League é duas vezes mais longa que a IEM Cologne, o que torna tudo insustentável para jogadores, equipes, talentos e nossa equipe. Ficar online é a opção mais segura para garantir que todas as equipes ainda possam competir na 14ª Temporada sem correr o risco de alguém ficar preso com complicações de viagem."

Como bem dito pela ESL, apesar do sucesso que foi a IEM Cologne - superando até mesmo Major em número de visualizações -, a Pro League tem mais do que o dobro de dias de competições em comparação com a IEM. O campeonato da Alemanha tinha 12 dias, enquanto a liga possui 28.

Apesar deste adiamento de uma verdadeira retomada, os presenciais podem voltar ainda com a ESL, durante a Intel Extreme Masters Fall 2021, que acontece entre 28 de setembro e 10 de outubro. Até o momento, a previsão é para que a competição aconteça em estúdio, na Europa. Até lá, também espera-se que o mundo esteja em um estágio muito mais avançado de vacinação contra a doença.