Hunden é o novo Head Analyst da Astralis de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). A organização anunciou a adição em sua comissão técnica, nesta quinta-feira (5). Pelas redes sociais, o profissional foi recebido por protestos, já que coleciona polêmicas na carreira.

Uma das grandes manchas na trajetória de Hunden foi revelada ao mundo no caso do "Bug do coach", em 2020, quando ele treinava a Heroic. Após ser enquadrado nas investigações, diferentemente de outros treinadores que sustentaram defesas até mesmo sólidas, o dinamarquês assumiu a culpa e afirmou que realmente trapaceou conscientemente.

Nesta mesma época, Hunden afirmou que agiu sozinho e que os jogadores da Heroic não sabiam da trapaça. Mais tarde, a versão do coach foi alterada, com ele afirmando que alguns players sabiam - sem citar nomes. Apesar das histórias divergentes, o caso foi encerrado com os jogadores inocentados das acusações, enquanto ele terminou como culpado.

As polêmicas de Hunden no âmbito profissional não pararam por aí. Além de trapacear dentro do servidor, ele também foi pego por revelar estratégias secretas e cruciais da Heroic, para adversários. O caso ocorreu durante uma IEM Cologne 2021 e o oponente que recebeu as informações não foi revelado.

No entanto, a ESIC afirmou que HUNDEN estava negociando uma transferência para o tal time. Neste período, seu nome era ventilado na própria Astralis, onde foi anunciado na data de hoje.

Em ambas as ocasiões o treinador foi investigado pela ESIC, considerado culpado e punido com banimentos de um e dois anos. No bug do coach especificamente, ele também foi penalizado pela Valve.

Pelas redes sociais, os comentários são totalmente de surpresa e repúdio à nova contratação. Fãs e até jogadores profissionais não aprovaram o retorno de Hunden ao competitivo profissional.

Usuário coloca tuíte de Gla1ve, questionando Hunden e jogadores da Heroic na época em que o bug do coach estourou. Hoje, ele e Hunden estão na mesma equipe.

Usuário compara Hunden com Cypher, personagem do VALORANT que utiliza de câmeras para obter informações preciosas em locais estratégicos do mapa. A diferença é que Cypher faz isso de forma legal.

Smooya, profissional de CS:GO, mostra surpresa e desaprovação.

LEIA MAIS:

Durante o anúncio oficial, a Astralis ignorou as polêmicas e o nome de Hunden foi extremamente elogiado internamente. O Diretor de Esports da organização, Kasper Hvidt, por exemplo, disse o seguinte:

"Estou satisfeito por termos chegado a um acordo com Nicolai [Hunden], que é extremamente capacitado e qualificado. Ele, sem dúvida, potencializará nosso trabalho analítico. Entramos em 2023 com um time mais forte e uma organização de performance modernizada, onde investimos em perfis cada vez mais talentosos."

O retorno oficial da Astralis em 2023 está marcado para acontecer entre 19 e 29 de janeiro, na BLAST Premier Spring Groups 2023. Será por lá que veremos os primeiros efeitos do trabalho de Hunden no elenco.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!