Counter-Strike 2 pode ser o mais novo título da Valve para 2023. É o que cravou Richard Lewis, recentemente, em seu blog. Apesar da promessa ser extremamente antiga na comunidade, ainda há uma dúvida geral sobre o que é exatamente a Source 2 e o que ela irá mudar caso seja implementada. Nesta matéria, vamos tentar acabar com essas principais dúvidas.

O que é a Source 2?

A Source é a "engine" ou "motor gráfico", lançada em 2004 pela Valve, no qual o Counter-Strike: Global Offensive (CSGO) foi construído. De forma resumida, é o programa que foi usado para criar o jogo. Por conta disso, tudo o que tange a física, gráficos, hit box, sons e mais, é pautado por ela.

Motores gráficos foram feitos para facilitar a criação de jogos. Neles muitas coisas já vem pré-estabelecidas e funcionam bem em harmonia, então os criadores não precisam criar tudo do zero.

É completamente normal que jogos bem diferentes sejam feitos no mesmo motor gráfico. Um bom exemplo disso é a Frostbite, motor onde foram feitos Battlefield, FIFA e Need for Speed.

A Source 2 nada mais é do que a versão atualizada e com inúmeras melhorias, em relação a Source 1. Nesta parte, basta pensar que a primeira foi feita em 2004, ou seja, o CSGO roda em um motor de quase 19 anos atrás. Já a outra é de 2015, 11 anos depois. Nem é preciso mencionar o quanto a tecnologia muda, se aprimora e melhora em mais de 10 anos.

LEIA MAIS:

O que a Source 2 mudará na prática?

No caso do Counter-Strike, que é um jogo consolidado, acredita-se fortemente que a Valve não pretenda mexer tanto assim no que muitos já conhecem e aprovam.

A base do game, como gráfico, jogabilidade, mecânicas, mapas e etc, devem permanecer exatamente os mesmos ou muito perto disso. Talvez mudem algumas animações e coisas básicas do tipo.

A principal mudança que se espera é na performance do jogo. A Source 2 possui uma tecnologia mais elaborada e inteligente, o que acaba otimizando os jogos. Portanto, se você está preocupado com o seu FPS nesta nova versão, na verdade a ideia é que você ganhe ainda mais FPS ao invés de perder.

Também é possível que alguns recursos já existentes funcionem melhor, como é o caso de assistir demos, por exemplo, que trava bastante. Mais opções também podem e devem ser adicionadas.

Fora tudo isso, como reportou o próprio Richard Lewis, este novo grande update não deve se limitar “apenas” ao lançamento da nova engine. Também são esperadas correções e adições que a comunidade pede há anos, como servidores 128 tickrate e reformulação no sistema de patentes.

A Source 2 está confirmada oficialmente?

Aqui a resposta é tão curta quanto poderia ser: não. A Valve não confirmou, em momento algum, a chegada do novo motor gráfico para o CSGO ou então um Counter-Strike novo. Nem mesmo um teaser ou alguma clara pegadinha foi feita pela empresa, para deixar os fãs ansiosos esperando por algo.

Esta é, na verdade, a maior lenda que existe atualmente na comunidade. Desde 2015, "insiders" afirmam que a Source 2 chegará no CS "nos próximos meses". Promessas que se provaram completamente infundadas com o tempo.

Mas o que mudou de lá pra cá? Desta vez, arquivos nomeados como "CS 2" apareceram nos drivers da Nvidia, indicando um possível suporte ao novo jogo. Além disso, desta vez, o fato foi cravado por alguém com mais credibilidade no quesito informação.

A verdade é que é difícil saber até onde vai a veracidade de tudo o que está sendo comentado. Mas, ao mesmo tempo, quanto mais os anos se passam, mais difícil se torna manter o CS com uma tecnologia tão obsoleta. A tendência é que a Source 2 chegue, de fato, em algum dia. Só não sabemos quando.

E quando ela chegar, teremos duas certezas:

  • 1 - Por ser algo novo, é provável que ainda exija tempo e testes para assumir como o FPS principal da franquia. Neste período, os feedbacks da comunidade são extremamente importantes.
  • 2 - A galera que prometia "para os próximos meses", lá em 2015, vai se vangloriar como se soubesse de algo. Mas a verdade é que até relógio parado está certo duas vezes no dia. O problema são todas as outras…

Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!