Imagine uma empresa dona de dois dos games mais jogados do mercado: Fortnite e League of Legends. Agora, imagina que ela também tem participações na SuperCell, estúdio de Clash Royale. Saiba que isso é realidade, e esses são apenas alguns exemplos do poder que a Tencent Games tem no mercado.

Diante de tal poder, é mais do que natural que a Tencent também esteja envolvida no universo dos eSports. Por conta disso, e aproveitando as eliminatórias norte- americanas e europeias de Arena of Valor na E3 2018, bati um papo com Ramon Hermann, atual diretor de eSports da Tencent América.

Confira a entrevista abaixo.

Sabendo que a empresa deseja investir em nosso país, justamente por ter um número enorme de gamers que optam pelo mobile, quais os planos da Tencent com Arena of Valor para o Brasil?

Primeiramentem gostaria de dizer que apesar dos esforços não conseguimos incluir a América Latina, especialmente o Brasil, nessa primeira Série Valor, campeonato envolvendo as regiões da América do Norte e Europa com um prêmio de US$ 500 mil, o que é muito triste para nós, visto que os gamers brasileiros são os mais apaixonados e dedicados do mundo. Por conta disso, nós temos bem claro que em uma próximo evento desse porte, nossa prioridade é incluir o Brasil, pois sabemos da popularidade dos jogos mobile no país.

Demonstrando nossa preocupação com a região, trouxemos ainda para a Série Valor o time brasileiro da paiN Gaming para participar de um showmatch. Além disso, já os incluímos no nosso pré-torneio da Copa do Mundo que se chama Bootcamp da Copa do Mundo de Arena of Valor, que vai de 17 a 24 de junho na Tailândia. Enfim, acreditamos muito no potencial da região e queremos a participação dos brasileiros em nossos torneios.

Apesar do jogo ter sido lançado faz algum tempo, por que esse foco em campeonatos agora?

Organizar e ter um campeonato maduro, criar esse ecossistema para o eSport, requer um bom tempo e trabalho. Não basta simplesmente colocar os jogadores num palco. Para nós, é importante encontrarmos e termos os times certos. Por sua vez, é importante os times terem os atletas certos também e isso requer tempo. É muito importante fomentar a comunidade também para que esse atletas surjam e eles possam trilhar seus caminhos em Arena of Valor através de times já existentes ou de outros que sejam criados por eles no futuro.

Aliás, a Copa do Mundo é uma oportunidade muito interessante de celebrarmos tudo isso e estimular esses novos jogadores, visto que reuniremos 12 diferentes times de diferentes regiões do planeta.

Além da Pain Gaming, algum outro time chamou a atenção de vocês e poderão contar com seu apoio no futuro?

Há um grande número de respeitáveis organizações no Brasil. Constatar que existe interesse por parte de algumas em fazer parte do nosso ecossistema é somente motivo de orgulho. Porém, para que não somente grandes organizações sejam incluídas no nosso universo, nosso foco é abrir e disponibilizar também oportunidades para jogadores e times que nunca tiveram a chance de ser tornar um pró player.

Há um prazo para que essas ações focadas no mercado brasileiro venham a ser anunciadas?

Infelizmente não posso dizer ainda, porém estamos aprendendo bastante com esses grandes campeonatos. O que posso lhe garantir é que dentro de algumas semanas vocês já saberão dessas novidades e espero que gostem.