Sucesso absoluto no final de semana, o CBolão, torneio beneficente contra o Coronavírus organizado pelo streamer Baiano, atraiu milhares da comunidade de esports em torno da causa. A arrecadação, marcada inicialmente para R$ 50 mil, foi atingida no começo deste domingo e mais do que dobrada durante a finalíssima entre o Time brTT (Roleplay) e Time Robo (EXNB), vencida pelos últimos. A instituição beneficiária das doações ainda será escolhida.

Foram mais de 100 mil espectadores simultâneos durante as semifinais e final do campeonato, atingindo ainda o #1 nos assuntos mais comentados por brasileiros no Twitter, e #4 nos mundiais. A stream, inclusive, permaneceu com mais viewers do que torneios oficiais de outros esports, como a ESL Pro League de CS:GO.

Sem CBLoL no final de semana, comunidade de League of Legends se une em prol do combate ao Coronavírus (online, hein!)

Imagem: Riot Games Brasil

O cenário se une

A alarmante crescente do Coronavírus no Brasil e no mundo suspendeu diversas ligas de esportes globalmente, e os esports não fugiram da regra. Com o CBLoL e o Desafiante suspensos, o streamer e ex-pro player Baiano criou a iniciativa para arrecadar fundos para a prevenção e o tratamento do COVID-19.

Ao longo do CBolão, figuras de todo o cenário de esports - inclusive gringo - passaram para contribuir com a causa. Alguns dos destaques ficaram para as organizações paiN Gaming (League of Legends), LOUD (Free Fire), FURIA (CS:GO e LoL), INTZ, CNB e Redemption (LoL), e personalidades fora do universo de League of Legends, como Fly (CS:GO/Gamers Club), TACO (CS:GO) e Lucas Inutilismo (YouTube).

Após CBolão chegar aos Trending Topics mundiais do Twitter, até personalidades internacionais participaram, como Sjokz

Imagem: BLAST Pro Series

O impacto do CBolão nos assuntos mais comentados pelo mundo no Twitter também chamou a atenção de personalidades como Jack Etienne, dono da Cloud9, e Sjokz, apresentadora de esports, que também fizeram suas próprias contribuições.

Diversos jogadores, streamers, membros da imprensa, personalidades e pessoas da comunidade de League of Legends no país também contribuíram - muitos dos pro players também pagaram “multas” aplicadas por Baiano no decorrer do campeonato e em apostas feitas entre si mesmos, tudo em prol do torneio.

Time do Robo, os "ex-CNB" venceram a final contra o Time brTT, o "Roleplay", por 2-1

Imagem: Riot Games Brasil

Descontração, informação e campeão

Falando de campeonato, tivemos de tudo no show de entretenimento que supriu (e superou) a necessidade de competitividade no final de semana sem competições oficiais.

A começar pela narração informativa e descontraída de Baiano, Mylon e Toboco (e que contou também com Ravena no primeiro dia), interagindo com o chat, as doações e as jogadas nas partidas. Os casters distribuíram farpas, mudaram diversas vezes as regras do campeonato (que não tinha regras) e deram um show de como uma locução pode ser divertida e ensinar sobre o jogo ao mesmo tempo - postura que a Riot Games está buscando após mudanças na equipe de casting no começo de 2020.

As equipes levaram a competição a sério, mesmo que em tom de brincadeira. Diversas vezes os casters e a comunidade de LoL no Twitter e no chat se surpreenderam com a coordenação e fluidez de ideias e jogadas mostradas pelas equipes.

Nas semifinais, o carisma do time dos Monochampions não conseguiu superar brTT e cia, que venceram por 2-1. Na outra chave, os ex-CNB representaram bem a região brasileira e aplicaram o 2-0 no time 100% coreano de Patrick. A grande final foi disputadíssima, e nas duas primeiras partidas ambas equipes ficaram com o Nexus - a estrutura vital do LoL - expostos. Com o empate, o terceiro e último confronto foi jogando no modo blind, e uma festa de abates e provocações entre os jogadores. No final, melhor para os ex-CNB. GGWP!

Baiano movimentou a comunidade em prol do combate ao Coronavírus, e "CBolão" se tornou sucesso no final de semana

Imagem: Riot Games Brasil

Nós da equipe do The Enemy e Omelete Company parabenizamos Baiano e a comunidade de LoL pela iniciativa.

E não se esqueçam, lavem a mão e fiquem em casa!