A RED Canids estreou com vitória no Mundial 2021 de League of Legends em confronto com a Infinity Esports, da América Latina, recheada de provocações pré-jogo. Segundo Von, o técnico brasileiro bicampeão da LLA e campeão do CBLOL 2019 com o Flamengo, as farpas escalaram para um nível longe do aceitável, apesar de terem animado os jogadores e torcedores para o confronto.

Em conversa com o The Enemy, Von também comentou a perda de foco de sua equipe na partida de estreia, citando o bom controle das rotas laterais e a composição de fácil execução da RED Canids como os principais motivos para a virada brasileira contra os hermanos.

Leia abaixo a entrevista completa:

The Enemy: Sabemos que estrear no Mundial pode atiçar o nervosismo nos jogadores. Você sentiu a equipe tensa durante as partidas?

Von: Não estávamos nervosos, acho que era mais uma ansiedade boa para começar logo o Mundial. Aprendemos muitas coisas no MSI deste ano e não tivémos dificuldades em vencer a nossa liga regional. Só queríamos logo estar aqui e jogar, mostrar que somos uma boa equipe e temos muito a entregar.

The Enemy: Tivémos algumas atualizações do jogo até o campeonato. Como você viu a mudança do meta?

Von: Essa mudança foi mais de escolhas de draft do que do jogo macro. O tempo dele, controle de waves e pressão continua o mesmo, então é mais uma questão de entender a prioridade de Campeões e qual rota geralmente é mais favorecida por isso. Nos últimos quatro dias tivémos bons resultados em treinos e estávamos felizes, mas infelizmente no palco mostramos um nível muito abaixo.

The Enemy: E sobre os resultados, as duas partidas, contra RED Canids e Hanwha Life, tiveram aspectos semelhantes de perda de foco. Como você viu as derrotas?

Von: Vou começar pela Hanwha Life, que é mais fácil explicar. O draft deles nos dava muita pressão no começo do jogo (Azir e Ezreal) na parte de baixo do mapa. A única rota que o Lee Sin conseguiria gankar era o top, mas se ele fizesse isso, não conseguiria defender as rotas que precisam escalar. Priorizamos um Dragão e eles ficaram com o Arauto, e quando começaram a colocar o Ezreal no meio e nos pressionar, dificultou muito a nossa vida nas lutas e no mapa. Eles perderam o foco e conseguimos algumas boas lutas, mas acho que foi mais demérito deles, nós apenas punimos. Nada que eles não conseguiram voltar ao controle por já estarem na vantagem do jogo.

Já no jogo da RED Canids, sabíamos o que eles iriam fazer. Fizeram escolhas mais confortáveis e fáceis de executar, o que é bom numa estreia em que você precisa lidar com nervosismo. A sucessão de erros que a RED cometeu no meio facilitou a nossa vida e a força do nosso 3x3 (com Jarvan, Lucian e Nami). Infelizmente, entrou a questão da perda de foco, e a RED soube muito bem evitar bater de frente conosco. Tentávamos controlar o top, eles iam para o bot, e vice-versa. Não respeitamos vantagens de teleporte e engages da RED, um mérito totalmente deles.

The Enemy: Vi comentários de torcedores da LLA falando sobre uma passividade do SolidSnake, de Jarvan. Você concorda que ele poderia ter feito mais?

Von: O Solid é muito criticado na América Latina, mas acho que quem fala isso não entende os conceitos do jogo. Ele fez pathing para baixo quando já estávamos com pressão no 1v1, e a Lilia perdeu o Arongueijo para o Sylas. Não tinha muito o que ele fazer nesse quesito, estava na frente passivamente e iria brilhar em lutas, tínhamos um zoning muito forte.

A RED conseguiu voltar para a partida controlando as ondas de tropas nas rotas laterais do mapa. Se tivéssemos feito isso quando estávamos na vantagem, conseguiríamos trazer estabilidade para o nosso jogo. Não tivemos esta visão de jogo e tomamos iniciações que não deveriam ter acontecido, como quando a Nami morreu no meio e o Lucian perdeu Flash e Cleanse. O que o Jarvan vai fazer nessa situação, já que a composição é montada em cima da bot lane? Mérito da RED Canids e demérito nosso, infelizmente.

The Enemy: A expectativa é que China e Coreia lutem pelo topo do Grupo, e Brasil, América Latina e Oceania briguem pelas outras duas vagas. Este jogo contra a RED complica muito a vida da Infinity no Mundial?

Von: Acho que não. A Oceania tende a perder para nós, já que quando a liga deles acabou, os melhores jogadores foram para a América do Norte, e perderam muita qualidade de jogo. Realmente é triste, pois o jogo contra a RED estava em nossas mãos e deixamos escapar, mas a equipe se manteve firme no seu potencial no campeonato. A RED deve vencer a Oceania e a expectativa é que nós também, e assim provavelmente nos encontraremos na primeira Md5 desta Fase de Entrada. O formato do Mundial não te pune tanto, então ainda temos boas chances de avançar, mesmo que forçando algum desempate.

The Enemy: Obviamente não poderíamos deixar de comentar acerca das farpas trocadas entre Whitelotus, Buggax e Titan nas redes sociais. Acha que isso impactou a partida de alguma maneira?

Von: Era uma faca de dois gumes. Começamos vencendo e alguns jogadores da nossa equipe começaram a gritar, que é algo que não gosto muito de ver, principalmente em uma competição longa. Perdemos o foco e conversamos a respeito disso, e acontece. A provocação que o Titan fez com o Buggax não foi legal e conversei com o Coelho (Técnico da RED) a respeito, e eles concordaram. Colocamos uma região contra a outra de uma forma negativa.

De qualquer maneira, entendo que isso animou os torcedores para a partida, e estávamos motivados para jogar. Provocar é parte do esporte, coloca todos os envolvidos no alto de suas expectativas, move as regiões. Na pandemia o entretenimento foi crucial para todos nós, sabemos o que isso significa. Provocar depois do jogo é fácil, difícil é ter a coragem de fazer isso antes do jogo, contanto que da maneira correta.

A Infinity Esports de Von volta a campo para duas partidas amanhã, incluindo o jogo crucial contra a PEACE, representante da Oceania. Já a RED Canids terá pela frente os dois favoritos do grupo, a chinesa LNG Esports e a coreana Hanwha Life. Confira a agenda abaixo.

  • 8h - PEACE vs Hanwha Life
  • 9h - RED Canids vs LNG Esports
  • 10h - Infinity Esports vs PEACE
  • 11h - RED Candids vs Hanwha Life