Após o Fórum de Esports do COI, realizado no último fim de semana pelo Comitê Olímpico Internacional, foi formado o Esports Liason Group, voltado para incentivar a implementação de jogos eletrônicos nas Olimpíadas.

O grupo tem como objetivo continuar o processo de comunicação entre publishers e organizações de eSports - como a Riot Games e a Blizzard - e entidades como o COI e a Global Association of International Sports Federations (antiga SportAccord).

Durante um painel do fórum, o CEO da Riot, Nicolo Laurent, reforçou a cooperação e envolvimento de governos e outras entidades para facilitar a expansão dos eSports mundialmente.

“Para nós, o que gostaria de ver e no que estamos trabalhando agora é fazer os governos se envolverem”, disse. “Reconhecer esports como sua própria disciplina, criar as regulações e sistemas corretos para nos permitir a crescer de verdade. Um dos grandes problemas é viagem: certos países são bem receptivos a atletas de eSports, como os EUA, em que você ganha um visto de atleta. Há certos territórios que são menos sofisticados neste sentido, e isso faz com que seja mais difícil para nós para que o esporte cresça em certas partes do mundo.”

Laurent reforçou, porém, que é preciso tomar tempo para expandir corretamente a proposta.

“Uma coisa que gostaria de reforçar ao COI, se quiserem se envolver com eSports, é que eles tomem o tempo necessário e garantir que se envolvam da maneira correta.”

Os paineis do Fórum de Esports do COI podem ser conferidos no YouTube (em inglês) pelo canal da entidade.