A ambientação sonora estava no caminho certo, mas outros elementos também precisavam de ajustes. Foi somente no ano 2000, entre junho e setembro, que todos os aspectos técnicos de GTA III começaram a ser reunidos. Entre tiroteios e missões, a Rockstar ainda precisava dar um jeito nas cenas cinematográficas — mais uma coisa que evoluiu muito no PlayStation 2 relativo ao primeiro console da Sony.
Para cuidar da direção e captura de movimento do jogo, Navid Khonsari foi contratado no início de 2001, guiando figuras como Frank Vincent (de Os Bons Companheiros) e Kyle MacLachlan (Twin Peaks) nesta nova mídia. Ele permaneceu na Rockstar até o lançamento de Vice City Stories, em 2006, e chegou a dizer que o script de GTA III era o mais polido que havia visto na vida até aquele momento.
Apesar de tudo isso, Dan Houser afirmou, em 2011, que nunca chegou a passar pela sua cabeça que GTA III venderia aproximadamente 15 milhões de cópias, três vezes o número que a franquia inteira tinha vendido até ali.
A ideia da equipe era, simplesmente, fazer "uma coisa que fosse muito legal."
Em 2021, Aaron Garbut parece concordar. Como ele mesmo diz, “durante a criação do GTA III, sentíamos que esse era o jogo que sempre quisemos jogar. Achávamos que estava muito legal, mas não sabíamos como ele seria recebido. Nós sabíamos que não havia nada igual, mas não sabíamos se as pessoas iam gostar como estávamos gostando. Só sabíamos que queríamos compartilhar a nossa empolgação com todo mundo”.
“Eu me lembro que nós mostramos o jogo na E3, e foi o outro título da Rockstar, State of Emergency, que recebeu toda a atenção. Foi difícil, mas nós nos reorganizamos e usamos a experiência como combustível”.
"Será que alguém consegue prever essas coisas? Acho que, talvez, você consiga sentir que algo é bom, mas talvez você precise que tudo se encaixe perfeitamente para deixar uma marca no mundo inteiro. Somos muito gratos pelo fato de as pessoas terem gostado do jogo tanto quanto nós gostamos."