Durante uma conversa em uma edição especial do Inside Xbox americano, o chefe da divisão de games da Microsoft Phil Spencer explicou mais sobre as motivações por trás das aquisições de quatro estúdios pela companhia, além da formação do The Initiave.

“Estes são estúdios com os quais já temos um longo relacionamento”, disse. “Fomos capazes de investir neles de um jeito que vai liberar seu potencial criativo; Eu penso em um time como a Ninja Theory, com que já trabalhei na época do Xbox original do Kung Fu Chaos; Playground Games, já trabalhamos com eles em Forza Horizon, e eles queriam expandir e fazer coisas novas.”

“E Darrell Gallagher, com quem trabalhamos em Tomb Raider. Ele queria criar um novo estúdio e dissemos sim, seria algo divertido de se fazer.”

“É um investimento que precisávamos fazer”, declarou Spencer. “Acho que estamos sempre abertos a expandir nossa first party. Eu não acho que Matt [Booty, chefe da Microsoft Studios] e eu olhamos para a E3 como o fim de nossa jornada aqui. Acho que é algo pelo qual sempre vamos ficar de olhos abertos.”

Spencer também indicou que a The Initiative, o novo estúdio de Darrell Gallagher, está estudando trazer antigas franquias da Microsoft de volta para os dias atuais, embora não tenha dado maiores detalhes sobre o projeto.

“Sabemos que o investimento em nosso first-party, seja em novas coisas ou crescimento ou novas franquias, é importante”, disse o executivo.

E3 2018 acontece de 12 a 14 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e as conferências pré-E3 já começam no dia 9. O The Enemy faz cobertura completa do evento, com transmissões ao vivo e impressões dos principais games, em texto e vídeo.

O The Enemy também integra o Game Critics Awards, júri que elege os principais games da feira.