No início do próximo ano, a Turbine Games lançará Dungeons & Dragons Online: Stormreach. Trata-se de um RPG online para milhares de jogadores simultâneos que pretende levar para as telinhas parte dos 4,6 milhões de fãs estadunidenses da franquia veteraníssima de jogos de aventura de interpretação.

A concorrência é pesadíssima. O campeão do gênero MMORPG, World of Warcraft, tem 4,6 milhões de usuários. Mas a Turbine acredita que os jogos que existem hoje não respeitam as raízes do gênero. A chave, segundo o executivo da empresa Tom Nichols comentou ao GameSpot, é a socialização. Nos games de hoje é possível andar em bando ou sozinho. No Dungeons & Dragons, a primeira opção será extremamente valorizada, como nos games com papel e dados multifacetados.

Para tanto, a empresa apostará em recursos de personalização. Num futuro próximo será possível construir seus próprios mapas para reunir os amigos e até mesmo comandar a aventura. O RPG que já circula há três décadas entrará nas telonas com o mesmo estilo com o qual os jogadores já estão acostumados. A diferença é que cada um estará na sua casa.

O que não deixa de ser um conceito estranho de socialização...