Com lançamento marcado para dia 4 de setembro, a expansão de Destiny 2 conhecida como Renegados dá um passo ousado para a série: apresentar uma atividade totalmente inédita chamada Artimanha, que mistura PvE com PvP, combates contra o computador misturados com duelos entre jogadores humanos.

Pudemos testar o modo em um evento pré-E3 da Activision e o que vimos foram combates ferozes e até um pouco caóticos.

Duas equipes de quatro jogadores, cada uma em seu próprio mapa, devem caçar inimigos para acumular Motes, espécie de moeda deixada por adversários derrotados. Ao acumular determinadas quantidades de Motes é possível conjurar inimigos para atrapalhar a outra equipe de jogadores.

Não só isso: é possível acumular o bastante para você mesmo invadir o outro mapa e espalhar o caos no outro time.

O perigo é que, ao morrer, o jogador perde todos os Motes acumulados, transformando a disputa em uma grande aposta, um equilíbrio delicado entre risco e recompensa.

Uma vez que muitos Motes sejam acumulados pelo time, é possível invocar um chefão. Derrotar ele garante a vitória no round, mas essa etapa da disputa traz outro detalhe: enquanto o combate rola contra o boss, um integrante da outra equipe pode invadir o mapa o quanto quiser.

Em esquema de 'melhor de 3', a partida acaba quando um dos times vence dois rounds. Armas e equipamentos poderosos específicos aparecem como recompensas do novo modo, de jeito parecido ao que já acontece com eventos como a Bandeira de Ferro.

Em desenvolvimento desde o início de 2017, o modo Artimanha é uma das principais novidades de Renegados e vem como uma das respostas da produtora Bungie aos muitos pedidos da comunidade de jogadores de Destiny 2.

A série precisa de uma novidade forte para reconquistar a confiança dos fãs e atrair novos jogadores até setembro, e fica a dúvida se esta nova modalidade vai conseguir isso, mas não dá para negar que a tentativa é bem divertida.

Destiny 2 está disponível para PC, PS4 e Xbox One.

E3 2018 acontece de 12 a 14 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e as conferências pré-E3 já começam no dia 9. O The Enemy faz cobertura completa do evento, com transmissões ao vivo e impressões dos principais games, em texto e vídeo.

O The Enemy também integra o Game Critics Awards, júri que elege os principais games da feira.