Como os inimigos à espreita nos cantos escuros de seus games, a From Software pegou todos de surpresa ao anunciar Dark Souls III poucos meses após lançar Bloodborne. A rapidez com que o projeto veio à tona levantou diversas questões entre os fãs: ele será mais parecido com o primeiro Dark Souls ou segundo? Ou pegará elementos do exclusivo de PlayStation 4? Tudo o que se sabe é que Hidetaka Miyazaki, a mente por trás dos implacáveis desafios da série, está de volta como diretor.

None

Jogando vinte minutos de uma demonstração na Gamescom 2015, a impressão inicial é que há menos de Bloodborne do que os vídeos parecem mostrar e mais do primeiro game da franquia, com uma pitada de Demon's Souls, o título que deu o pontapé inicial para a ascensão recente da From. O jogo está mais rápido como os vídeos aparentam, mas o aumento de velocidade não é tão grande a ponto de alterar a dinâmica do combate como em Yharnam. Em Dark Souls III, o escudo ainda é o seu melhor amigo.

Começamos a demo em um pátio na parte alta de um castelo em ruínas. O céu amarelo, em plena luz do dia, parece em chamas e podemos ver torres e outras estruturas até onde a vista alcança. O game é o primeiro a ser desenvolvido apenas para a atual geração de consoles e a demo mostra como o upgrade gráfico de Bloodborne é aplicado ao estilo artístico da série Souls.

O percurso encapsula a franquia em sua melhor forma: difícil e dolorosa. Depois de uma bifurcação simples e um segundo pátio com dois inimigos lentos, o castelo é um labirinto infestado de oponentes sorrateiros, posicionados nos locais mais estratégicos. É o dragão que já chega no topo do castelo cuspindo fogo, os diversos cavaleiros e ladinos escondidos em quinas e cantos escuros, indo até a oponentes comuns que se transformam em criaturas gigantes.

A dificuldade, como sempre, é implacável, mas didática. A cada vez que eu morria (e isso aconteceu cinco vezes durante a demo), voltava já preparado para o que viria e, nas minhas últimas duas vidas, consegui avançar muito mais porque percorri os caminhos com mais cuidado. Dark Souls III, por enquanto, parece repetir o silencioso mantra do estilo criativo de Hidetaka Miyazaki: jogos difíceis, mas justos.

Dark Souls III será lançado no começo de 2016 para PlayStation 4, Xbox One e PC.

"O jornalista viajou a convite da Blizzard