Em uma matéria do site Eurogamer focada nos problemas e desafios envolvendo Crackdown 3, o criador da série Dave Jones - que deixou o projeto oficialmente em junho - declarou ter trabalho apenas consultor no projeto.

“Eu não estava fazendo o desenvolvimento”, disse.

“Eu realmente achei que estava lá de forma mais importante no começo, para ajudar as coisas decolarem”, declarou. “Se nós fizessemos um Crackdown 3, quais seriam algumas das coisas mais importantes para ele? Eu realmente estava lá em uma posição de consultoria mais do que qualquer coisa.”

O desenvolvimento central do jogo está sendo feito pelo estúdio britânico Sumo Digital, de Team Sonic Racing, e não pelo antigo estúdio de Jones, a ReAgent Games.

“A Sumo era quem realmente estava no desenvolvimento”, explicou. “Isso é OK. Assim que estava totalmente em produção e desenvolvimento, meu papel diminuiu, de qualquer forma.”

Além disso, o motor gráfico Cloudengine, voltado para a destruição de cenários vista no primeiro trailer do jogo, foi adquirida pela Epic Games, e seu papel no game parece limitado ao modo Wrecking Zone.

Data de lançamento

A matéria também revela que, de acordo com fontes da Microsoft, a empresa não pretende adiar o jogo mais uma vez, e Crackdown 3 deve ser lançado em 22 de fevereiro.

O chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, admitiu em entrevista com o site que as datas anteriores foram perspectivas otimistas de sua parte.

“Eu posso ser parcialmente culpado por isso”, disse. “Eu sou um grande fã de Crackdown. Joguei muito o primeiro Crackdown. É uma das minhas franquias favoritas no Xbox. Mais cedo, durante a primavera, eu fui perguntado se ele havia sido cancelado. Eu disse que não, a equipe tem uma data. Eles sabem a data e estão mirando nela, que era a que eu tinha na minha cabeça.”

“E daí eu comecei a jogar o jogo e não parecia certo para mim”, continuou. “Achei que o game precisava de mais tempo para alcançar o que imagino ser Crackdown, que acho ser uma franquia forte de Xbox.”

Neste caso, o grande desafio da Microsoft é de chamar a atenção do público, já que 22 de fevereiro será um dia bem movimentado na indústria de games, trazendo não só o lançamento de Crackdown 3 como também Days Gone, Metro Exodus e Anthem.

Crackdown 3 terá versões para PC e Xbox One.