Lincoln "fnx" Lau não é muito de dar entrevistas, mas não isso não impacta muito em sua visibilidade na comunidade. Isso porque após mais de 15 anos jogando Counter-Strike e com dois Majors (por SK Gaming e Luminosity) e um Mundial (MIBR, em 2006), fnx é um dos jogadores brasileiros mais conhecidos mundialmente.

E ele disputará o Tribo to Major pela Imperial e-Sports a partir da fase de grupos, que se inicia dia 18/09. Para dar as caras e falar sobre sua motivação para jogar, já aos 30 anos de idade, fnx foi entrevistado pelo nosso editor de esports, LeonButcher. Confira os principais momentos da entrevista abaixo, em texto, ou no início da matéria, em vídeo.

Imagem: Imperial e-Sports

Relação com Gaules

Acho que eu tinha 14 ou 15 anos quando comecei a jogar contra o Gaules, e hoje tenho 30. Já joguei junto, já joguei contra, ele já foi meu técnico. Muitos anos de história, ele está de parabéns por todo trabalho que têm feito. Não acompanho tanto, mas vira e mexe ligo na Twitch e assisto a live dele, sei que o carinho é grande.

Motivação para jogar

Meu foco é pegar um time e me doar ao máximo. Ainda quero voltar a morar no exterior, jogar e ser campeão fora do Brasil. Tenho 30 anos e as pessoas falam que já estou velho, mas confiem que “o pai” ainda está bom e vai dar muito trabalho. Se eu fico parado sem jogar eu fico louco, então pretendo jogar por mais tempo. Tem que deixar acontecer e ver até onde ela vai me levar.

Todo time que joguei me deu liberdade para fazer as minhas coisas antes e depois dos treinos. Os jogadores precisam disso. Ficar pensando 100% do seu tempo em CS nem sempre é benéfico, então eu vou na academia, saio com os amigos e faço minhas coisas, sempre com limites e respeitando a organização. Claro que existem jogadores novos que só pensam em jogar a todo momento, e eles têm que fazer isso mesmo. No momento que estou da vida e da carreira eu conheço alguns atalhos do campo, e sei exatamente aonde gastar a minha energia. Mas a minha motivação continua a mesma, não acho que ela oscila, odeio perder e sempre faço de tudo para estar no topo.

Momento do MIBR e tweet de 2016

Aquele tweet é de quando eu estava na SK Gaming com os meninos ainda. Na época o boato era que ia voltar com um elenco antigo, e por isso eu falei que seria uma piada. Esses caras que estão agora são muito bons e têm condições de serem os melhores do mundo, mas estão numa fase ruim. Estão numa zica, mas eventualmente vai passar. E eu não sou a zica, é o Twitter!