Já é comum na Europa e nos Estados Unidos organizações profissionais de esportes tradicionais entrarem em contato com os atletas para negociar salários e contratos. O motivo é o mesmo de 80% das matérias hoje em dia: o COVID-19.

Na Europa, Lionel Messi, astro do Barcelona, liderou a iniciativa dos jogadores de reduzir em até 70% seus salários em prol dos outros funcionários do clube. Na Juventus, de Cristiano Ronaldo, o mesmo, significando uma diminuição de € 70 milhões por mês na folha salarial da equipe italiana.

Ok, mas e nos esports? As cifras estão anos-luz daquelas do futebol, e os jogos são disputados de maneira online, mesmo que alguns campeonatos sejam presenciais. Ainda assim, há equipes que foram afetadas. Procuramos algumas delas para comentar o assunto:

paiN Gaming - Sem mudanças

Os jogadores das line-ups da paiN vêm treinando remotamente e fazendo o possível para se manterem ativos até que as atividades voltem ao normal. A paiN Gaming preza pelo bem-estar e saúde de seus jogadores, equipe e famílias, e por isso não há intenção nenhuma de discutir a diminuição de salários neste momento” 

Vivo Keyd - Sem mudanças

Por enquanto, no Vivo Keyd, todos os contratos seguem sem quaisquer ajustes salariais, isso é válido para todas as modalidades do clube

  • Wender Roberto, Head de Comunicação da Vivo Keyd

INTZ Esports - Inconclusivo

Procurada pela reportagem, a INTZ comunicou que “Infelizmente não conseguimos atender essa pauta no momento”.

W7M Gaming - Sem mudanças

A W7M está cumprindo integralmente o contrato de acordo com a Lei Esportiva Vigente. O ambiente de trabalho está seguindo as regras de limpeza impostas pelo Ministério da Saúde. Como não existe um sindicato para o segmento, seguiremos o que o nosso jurídico instruir, que é cumprir integralmente os contratos

  • Felipe Funari, Diretor da W7M

Flamengo eSports - Cinco demissões

Procurado pela reportagem na semana passada, o Flamengo comunicou que “Não temos ainda uma resposta”.

No entanto, no início desta quinta-feira (02), pelo Twitter, a equipe postou nota informando o desligamento de Luskka, Vvert, Aslan, wyLL e do técnico coreano Stardust:

Flamengo dispensou quatro jogadores e um membro da comissão técnica nesta quinta-feira (2) para manter o projeto "sustentável"

Imagem: Reprodução Flamengo

FURIA Esports - Sem mudanças

O cenário de jogos eletrônicos, diferentemente dos esportes tradicionais, possui a flexibilidade de existir competições online e não apenas presenciais, isto é, cada atleta jogando da sua própria casa. Por esse motivo, nós da FURIA não solicitamos aos nossos jogadores a redução salarial, porém estamos permitindo que os mesmos continuem treinando/competindo de suas residências em modelos de home office

  • Jaime Pádua, CEO da FURIA

KaBuM eSports - Sem mudanças

A KaBuM! e-Sports informa que não foram realizadas alterações nos contratos vigentes dos jogadores

Santos eSports - Sem mudanças

Nós do Santos Hotforex e-Sports continuamos atuando, contratualmente, da mesma maneira independente da paralisação em diversos torneios ocasionada pelo surto de COVID-19. Exceto por ações de prevenção que afetaram diretamente a rotina de nossos profissionais e jogadores em nosso gaming office, todos os contratos seguem sem alterações durante esse período

  • Marcus Oliveira, Chefe de Operações de eSports do Santos

PRG Esports - Sem mudanças

"A PRG Esports não buscou a renegociação de contratos com seus atletas, pois exerce atividade rentável no ramo dos esportes eletrônicos, não havendo necessidade de punir os atletlas com diminuição de seus ganhos pelas atividades que exercem normalmente. Ademais, os atletas não estão de folga. Eles estão seguindo a rotina de treinamento diário, com a única diferença de estarem em casa, considerando o delicado momento que enfrentamos no pais em razão da crise sanitária causada pelo alastramento do Covid-19"

  • Marina Leite, CEO da PRG Esports

RDP Esports - Sem mudanças

"Não houve nenhuma conversa nesse sentido. Sabemos que o momento é delicado para todo mundo por isso tentamos ao máximo auxiliar nossos jogadores nesse momento difícil. Enquanto for possível, vamos fazer o máximo para amenizar o problemas gerados pelo COVID-19 no dia a dia de todos da RDP"

  • Vinicius Aguiar, Diretor de Esports da Redemption