Após a volta do CBLoL 2020 - Primeira Etapa em modelo online na sexta-feira (10/04) devido ao coronavírus, muitos desafios diferentes surgiram para as organizações de Esports, jogadores, comunidade e claro, a própria Riot Games Brasil.

Em entrevista exclusiva feita nessa quinta-feira (16/04), Carlos "Cacophonie" Antunes, Diretor de Esports da Riot Games Brasil, comentou as decisões da desenvolvedora do League of Legends para o retorno do campeonato, bem como adaptações da equipe de transmissão, reação das equipes e jogadores, CBolão do Baiano e muito mais.

Imagem: Reprodução CBLoL

Confira alguns dos principais destaques da entrevista:

Volta do CBLoL em modelo online

"Precisávamos voltar com a liga, isso era prioridade em todas as regiões da Riot Games. Observamos que ia levar um tempo até o mundo voltar à normalidade, então decidimos nos adaptar a essa realidade e buscar uma alternativa. Nossa maior preocupação era tomar as decisões que garantissem a segurança de todos que trabalham com o CBLoL, da equipe de produção aos times e jogadores, e isso significava optar pelo modelo online. Ficar parado nunca foi uma opção, o show tem que continuar"

Reação das organizações ao modelo online

"Foi muito positivo. As organizações trabalham em esquemas diferentes, umas com gaming house e outras em gaming office, e a reação deles foi mais uma prova da solidez do nosso trabalho conjunto, e que todos estavam alinhados. Desde o começo deixamos claro para as equipes que iríamos tratá-las caso a caso e encontrar a melhor solução para todos. Foi muito importante também ver a reação dos jogadores, apoiando a decisão de voltarmos no modelo online e conscientizando os torcedores. Todos temos uma responsabilidade perante a comunidade, e eles responderam muito bem a este momento de necessidade"

Desafio de manter a integridade competitiva

"Já tínhamos no Circuito Desafiante um modelo de campeonato online no qual tínhamos ferramentas para garantir a integridade da competição, como monitoramento dos computadores, servidores de comunicação entre as equipes e a Riot, delay da stream para o que está acontecendo, enfim. Tudo isso deu tranquilidade para conversarmos com as equipes sobre como manteríamos o campeonato disputado e sem maiores problemas. Claro que no CBLoL algumas equipes não estavam acostumados com esse modelo, mas a comunicação com eles é boa e as decisões fluiram sem maiores problemas. Agora, faz parte da nossa preocupação também manter a qualidade do campeonato, já que no nosso estúdio eles tinham uma conexão de qualidade, máquinas prontas para o alto desempenho e toda uma estrutura presencial, então adaptamos algumas coisas e fizemos diversos testes para garantir que tudo ocorreria sem maiores problemas, tanto que não tivemos quase nenhum problema na super semana que marcou a volta do CBLoL. Entramos em contato com todas as equipes e todos os jogadores individualmente para isso, testando as conexões de internet, qualidade dentro do jogo e tudo mais, garantindo que o jogador estivesse em um ambiente no qual ele pudesse performar no mais alto nível possível"

Desafios com a produção de conteúdo

"Precisávamos nos adaptar também nesta frente, e alternativas como fazer entrevistas remotamente por vídeo, como implementar o tricast, quadricast (NR: três/quatro casters participando da narração da partida), trabalhar melhor as estatísticas do campeonato e partidas, matérias no site e nas mídias sociais, e como fazer tudo isso ficar interessante sem contar com o trabalho presencial da nossa equipe de produção"

Cancelamento da final presencial do CBLoL, agora em modelo online

"Foi uma decisão dura, mas não difícil. Sabemos que neste momento, precisamos evitar aglomerações e trabalhar de modo a garantir a segurança de todos. Isso traz desafios que vão desde manter a barra de qualidade de conteúdo alta para evitar perda de entusiasmo com o campeonato até tomar decisões claras para criar novas experiências para continuar fazendo com que a final seja um momento memorável para a torcida e para os jogadores e equipes envolvidos"

CBolão by Baiano e outros conteúdos da comunidade

"Achei incrível! Incrível como conteúdo que foi feito, a forma como o Baiano e seus convidados conseguiram criar os times que todo mundo gostaria de ver e criar uma tensão competitiva naquele campeonato, muito legal. A mobilização da comunidade em doar e assistir, até mesmo de pessoas de outros Esports, mostra que estamos todos junto nessa. Sempre acreditamos que a comunidade é uma só. Tem gente que gosta de um ou outro, mas no final estamos todos juntos em uma só comunidade, e foi legal ver isso se comprovando. E vai também mostrando pra gente alternativas que podemos encontrar de produção de conteúdo, porque existem várias coisas que devem ser feitas de conteúdo por várias pessoas diferentes na comunidade"