AM General, fabricante do veículo utilitário militar Humvee, registrou um processo contra a Activision por utilizar referências à sua propriedade na série Call of Duty sem autorização.

Segundo a fabricante, as receitas da franquia de jogos só vieram “às custas da AM General e dos consumidores que são enganados ao acreditar que a AM General licencia os jogos ou está de alguma forma conectada ou envolvida na criação dos jogos” (via Reuters).

No processo, a AM General pede reparação pelo uso de sua marca registrada nos jogos e material promocional da série, afirmando que referências ao Humvee podem ser vistas desde Call of Duty 4: Modern Warfare.

Lançada em 2003, a franquia Call of Duty registra hoje mais de 250 milhões de unidades vendidas, com receitas superiores a US$ 15 bilhões.

Acrônimo para Veículo Automóvel Multifunção de Alta Mobilidade, o Humvee já é utilizado há mais de 30 anos pelas forças armadas dos Estados Unidos e mais de 50 países. Segundo a AM General, mais de 278 mil unidades do veículo já foram fabricadas.

Porta-voz da Activision, Mary Osako indicou à Reuters que a empresa não comenta processos em aberto.