Anunciado em 1° de maio, Call of Duty: Ghosts é o 10° jogo da série de tiro em primeira pessoa da Activision (sem contar suas expansões e portabilidades). A franquia é considerada uma das mais rentáveis dos videogames e do entretenimento em geral, ultrapassando em arrecadação vários clássicos do cinema, como Star Wars e O Senhor dos Anéis. Abaixo, listamos sua trajetória com os principais jogos da série. Confira!

Call of Duty

PC | Infinity Ward | 2003

Ambientado na Segunda Guerra Mundial, Call of Duty foi desenvolvido em 2003 pela Infinity Ward e utiliza combates e armas encontradas em um dos principais conflitos militares da História. Com um pano de fundo diferente do que existia na época, Call of Duty estreou nos videogames inserindo seu nome no ranking dos melhores jogos de guerra. No título, o jogador pode assumir a perspectiva de soldados norte-americanos, britânicos ou soviéticos, e trabalhar em conjunto com aliados para vencer os desafios da campanha. O game possui diversos modos multiplayer, como deathmatchteam deathmatchcapture the flagsearch and destroy, entre outros.

Call of Duty 2

PC, Xbox 360 | Infinity Ward | 2005

Call of Duty 2 é a sequência do jogo de tiro em primeira pessoa da Activision e também narra fatos da Segunda Guerra Mundial. Produzido pela Infinity Ward, o jogo oferece um total de dez missões baseadas em fatos históricos, como a batalha pela cidade africana de El Alamein, a invasão do rochedo francês de Pointe du Hoc, a travessia do Reno até à Alemanha, a batalha pela cidade de Caen, e muitas outras. Call of Duty 2 é considerado um título de jogabilidade frenética que coloca o jogador na pele de um soldado de infantaria em pleno combate com muitas explosões e tiros. O robusto modo multiplayer dá suporte para até 32 jogadores em cada time batalharem entre si.

Call of Duty 3

PSP, PlayStation 2, PlayStation3, Xbox, Xbox 360, Wii | Treyarch | 2006

Call of Duty 3 foi o primeiro jogo da série a ser desenvolvido por outra produtora, a Treyarch. O game também expõe acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, mas desta vez foca-se em um momento específico: a "Operação Cobra", que fez parte da Invasão da Normandia, região histórica situada na França onde o ataque aliado pela libertação da Europa começou. Este foi o primeiro jogo a dar tantas opções de nacionalidades a serem controladas pelo jogador: ingleses, poloneses, canadenses e estadunidenses. O modo multiplayer oferece mais dez mapas inspirados em lugares da França.

Call of Duty 4: Modern Warfare

PC, Mac, Xbox 360, PlayStation 3, DS, Wii | Infinity Ward | 2007

Ao contrário dos jogos anteriores da franquia, Call of Duty 4: Modern Warfare não se baseia em acontecimentos da Segunda Guerra Mundal, inserindo o jogador em uma trama elaborada que se passa nos dias de hoje. Com cenários inspirados na Rússia e no Oriente Médio, o jogador assume o papel de soldados da Force Recon, das Forças Especiais Britânica e da Marinha dos Estados Unidos. Os equipamentos militares também foram modernizados incluindo lança-granadas, metralhadoras, mísseis, rifles de assalto e pistolas automáticas. O multiplayer oferece a opção de criar classes de soldados e acumular pontos de experiência, além da inovação dos "killstreaks", que bonificam mortes encadeadas.

Call of Duty: World at War

PC, DS, PlayStation 3, Wii, Xbox 360 | Treyarch | 2008

Call of Duty: World at War foi desenvolvido pela Treyarch e trouxe a série de volta à abordagem da Segunda Guerra Mundial. Com foco em batalhas contra o Império Japonês no oceano Pacífico, o jogo apresenta uma temática mais adulta, elevando os níveis de realismo e violência em relação aos seus predecessores. Além do modo de campanha, World at War também oferece o modo "Nazi Zombie" que pode ser desbloqueado depois de finalizar a campanha principal. A novidade para o modo multiplayer foi a inclusão de um sistema cooperativo para até quatro jogadores.

Call of Duty: Modern Warfare 2

PC, Xbox 360, PlayStation 3 | Infinity Ward | 2009

Call of Duty: Modern Warfare 2 é a sequência do primeiro Modern Warfare, situado cinco anos após os acontecimentos de seu antecessor. O modo de campanha aborda o grupo contra-terrorista multinacional Task Force 141, que tem a missão de eliminar Vladimir Makarov para defender os EUA de uma invasão russa. Entre os cenários do jogo estão o Afeganistão, o Rio de Janeiro, a Sibéria e Washington. Modern Warfare 2 foi aclamado pela crítica, pontuando uma média de 94% de aprovação no site Metacritic, com elogios direcionados principalmente ao seu modo multiplayer. Em suas primeiras 24 horas de lançamento, o jogo vendeu quase cinco milhões de unidades ao redor do mundo.

Call of Duty: Black Ops

PC, Xbox 360, PlayStation 3, DS | Treyarch | 2010

Call of Duty: Black Ops é o primeiro jogo da franquia a explorar momentos da Guerra Fria. Durante a campanha o jogador passa por lugares como o Vietnã, Cuba e a Rússia e assume a posição de um veteranos de guerra capaz de manejar distintos equipamentos e armas, como um poderoso arco e flecha. Black Ops também oferece um modo multiplayer cooperativo para até quatro pessoas. O jogo vendeu quase seis milhões de unidades nas primeiras 24 horas, ultrapassando seu antecessor Modern Warfare.

Call of Duty: Modern Warfare 3

PC, PlayStation 3, Xbox 360, Wii, DS | Infinity Ward | 2011

Call of Duty: Modern Warfare 3 continua a série envolvendo guerras modernas com combates ao redor do globo. Modern Warfare 3 se passa ao fim de Modern Warfare 2 e explica algumas pontas deixada pelo game anterior da série. No jogo, o jogador assume o papel de vários personagens durante a campanha e passa por missões em Nova York e Dubai, seguindo a ideia de trabalho em equipe para os combates. O game também recebeu elogios pelo modo multiplayer.

Call of Duty: Black Ops II

PlayStation 3, Xbox 360, PCs, Wii U | Treyarch | 2012

Call of Duty: Black Ops oferece um cenário futurista que se passa em 2025, em uma suposta Guerra Fria entre os EUA e a China. Com armas de tecnologia avançada, o game marca a inédita inclusão do sistema de esquadrões de combate, chamado "Strikeforce". O modo multiplayer também foi reformulado com a possibilidade de jogar com até quatro times com 18 jogadores. O modo de zumbis também retorna com a opção "Tranzit", na qual o jogador pode desbravar ambientes destruídos dos Estados Unidos.

Call of Duty: Ghosts

PC, Xbox 360, PlayStation 3, PlayStation 4, novo Xbox | Infinity Ward | 2013

Para o anunciar Call of Duty: Ghosts, a Activision preparou o teaser acima, que mostra a trajetória e a importância das máscaras de guerra ao longo dos anos. O vídeo conta como elas serviram para caracterizar um povo, um exército, amendrontar os inimigos ou mesmo proteger o rosto de quem as usa. A nova edição da franquia terá versões para PlayStation 3, Xbox 360, PC e consoles da nova geração. O lançamento está marcado para 5 de novembro.