Conhecida por sua crítica à relação das pessoas com a tecnologia, a série de TV Black Mirror faz uma nada sutil paródia de Hideo Kojima em sua terceira temporada.

None

A referência ao criador de Metal Gear está no capítulo "Playtest", que gira em torno de um viajante (Wyatt Russell) que, falido, aceita um emprego para testar o novo jogo de realidade aumentada do 'visionário desenvolvedor' Saito Gemu (Ken Yamamura).

O rosto de Gemu aparece em uma capa fictícia da revista britânica Edge, e sua principal criação, Harloch Shadow, tem referência a dois trabalhos de Kojima: uma das capas da Edge mostra um V gigante, em alusão a Metal Gear Solid V: Phantom Pain, e a franquia é de terror, como o cancelado Silent Hills.

Outro jogo que é referenciado no episódio é BioShock. Durante o teste do jogo, a guia do protagonista, Katie (Wunmi Mosaku) fala "Would you kindly", uma das frases icônicas do primeiro game.

Antes de se enveredar para a produção de séries de TV, Brooker trabalhou como jornalista de games. Em meados dos anos 1990, ele trabalhou para a revista PC Zone e, desde então, já participou de diversos obras sobre o assunto.

Black Mirror é como uma versão atual de Além da Imaginação, voltada para a ficção científicaCada episódio da antologia tem uma história diferente, com um elenco distinto. O que se mantém constante é o foco na relação das pessoas com a tecnologia, no presente ou em um futuro próximo. O programa já teve duas temporadas, de três episódios cada, e um especial de Natal.

Já o próximo trabalho de Hideo Kojima é Death Stranding, que sai para PlayStation 4PC até 2018, terá mundo aberto e co-op, e têm sido alardeado por Kojima como um novo gênero de jogos.

extras/capas/black-mirror.jpg
Black Mirror