Um ex-funcionário da produtora 2K Marin revelou em um fórum na internet um bug nunca descoberto publicamente do primeiro BioShock - lançado em 2007!

"Em BioShock 1, vá até a segunda metade de Hephaestus onde você encontra Ryan em pessoa pela primeira vez. Use o poder Incinerate para ficar com 1 HP, daí use o poder de novo na área em que a cutscene acontece e ande em direção ao começo da cena. Você vai morrer assim que a cena começar, mas vai acabar dentro de uma Vita Chamber fora do mapa. Ligue a opção Art Captions e você vai ver uma mensagem deixada pelos desenvolvedores dizendo que Paul Hellquist não estava fazendo o trabalho dele. Ninguém achou este bug publicamente ainda, está em todas as versões. Felicidades".

O produtor, que não revelou a própria identidade, falou sobre o bug como forma de provar que era mesmo um ex-funcionário da 2K Marin.

Ele estava contando histórias sobre a indústria de games no fórum 4chan e alguns usuários duvidaram da veracidade das informações.

Depois de ele contar sobre o bug, pessoas testaram o método e confirmaram que a mensagem é real e aparece até mesmo na versão remasterizada do primeiro BioShock.

Paul Hellquist foi um dos primeiros funcionários do estúdio Irrational Games, que desenvolveu o primeiro BioShock, e trabalhou como designer principal do jogo. Ele era estrela de uma das piadas que o diretor do estúdio, Ken Levine, contava a novos funcionários, dizendo que Hellquist foi demitido no primeiro dia na firma.

O designer acabou deixando o estúdio logo após o lançamento de BioShock, principalmente por conta do clima tenso que se instalou na equipe na tensa reta final de desenvolvimento do game. Ainda assim, o clima mais leve das brincadeiras na equipe acabou sendo eternizado no jogo.