O Bing – e a Microsoft, é claro – tomou um novo golpe nesta segunda-feira (25) com a decisão da Apple de removê-lo com o buscador padrão de internet da assistente Siri e do Spotlight em favor do Google.

Na prática, isso significa que se o usuário fizer uma pergunta à Siri que ela é incapaz de responder, os resultados virão de uma busca na web feita através do Google, não mais do Bing.

A mudança, que já era esperada por conta de uma parceria anterior da Maçã com a gigante das buscas, foi encontrada primeiro pelo TechCrunch, e chega a partir de hoje, junto com a nova atualização High Sierra do macOS.

"Alterar para o Google como o provedor de pesquisa na web padrão para a Siri, busca no iOS e o Spotlight no Mac permitirá que esses serviços tenham uma experiência de pesquisa na web consistente com o padrão do Safari", indicou a Apple em um posicionamento enviado à publicação.

A mudança, vale destacar, não se aplica à busca online por imagens, que continuará usando o Bing como padrão, nem a busca por vídeos, que já usava o YouTube.