Em uma disputa legal com a Apple, a fabricante de chips Qualcomm pediu ao governo dos Estados Unidos que novos iPhones não possam ser lançados no país por conta de uma suposta quebra de suas patentes pela empresa de Cupertino.

De acordo com a Qualcomm, a Apple teria violado seis de suas patentes, relacionadas a uma série de tecnologias que permitem estender a vida útil da bateria do iPhone. A demanda foi enviada pela fabricante de chips à Comissão de Comércio Exterior dos EUA.

"As invenções da Qualcomm estão no coração de todo iPhone e se estendem muito além das tecnologias modernas ou de padrões celulares", afirmou Don Rosenberg, advogado da Qualcomm, em um comunicado (via The Verge). "A Apple continua a usar a tecnologia da Qualcomm enquanto se recusa a pagar por isso”.

A Apple e Qualcomm estão em um pé de guerra de disputas judiciais desde o começo deste ano. Do lado da Apple, a empresa acusa a Qualcomm de práticas anticompetitivas nas vendas de seus modems LTE para smartphones – usando sua posição de liderança no mercado para cobrar valores “desproporcionalmente altos” para licenciar suas patentes.