Após um período de silêncio sobre o caso, a Apple confirmou nesta quarta-feira (04) que todos os dispositivos com o MacOS e iOS são afetados pelas falhas Meltdown e Spectre, descobertas por pesquisadores do Google  nesta semana.

"Todos os sistemas Mac e dispositivos iOS são afetados, mas não há exploits conhecidos impactando consumidores neste momento", afirmou a empresa em um comunicado oficial sobre o tema.

A companhia também reforçou que os problemas relacionados a falha Meltdown já teria sido resolvidos com uma série de atualizações para o iOS, macOS e tvOS. A falha Spectre deverá ser corrigida nos próximos dia, através de uma atualização para o navegador Safari.

Correção sem redução de desempenho

Além da Apple, o Google também afirmou ter desenvolvido uma correção para as vulnerabilidades que não impacta a CPU de dispositivos – como grande parte das correções desenvolvidas até agora.

Apelidada da RetpOnline, a correção evita que aplicativos maliciosos explorem a brecha do Spectre, que atinge o recurso de execução especulativa de processadores.

Segundo o The Verge, o Google teria implantado a correção em seus próprios servidores e notou um impacto insignificante na performance – o que é uma boa notícia para o serviço de nuvem da empresa, considerado um dos serviços mais vulneráveis da empresa às falhas.