A Apple confirmou a aquisição do aplicativo Shazam, que permite identificar músicas, filmes, propagandas e séries de TV por meio do som.

"Apple Music e Shazam são uma combinação natural, ao compartilhar a paixão pela descoberta da música e entregar grandes experiências de música para nossos usuários", afirmou o porta-voz Tom Neumayr ao BuzzFeed.

Os valores da negociação não foram confirmados, mas de acordo com reportagens divulgadas na semana passada, pode estar em torno dos US$ 400 milhões.

O aplicativo já chegou a ter valor de mercado de US$ 1,02 bilhão estipulado pela firma PitchBook quando o Shazam teve sua última rodada de financiamentos, em 2015. A empresa foi fundada em 1999 e o aplicativo já passou da marca de 1 bilhão de downloads.

A aquisição é vista pelo mercado como um posicionamento contra o Spotify, que pode abrir o seu capital em breve. O Shazam já tem uma relação tanto com a Apple com o Spotify, já que o aplicativo sugere links para ambas as plataformas de músicas descobertas por seus usuários. Foi com essa estratégia, inclusive, que a empresa conseguiu lucrar com o aplicativo.

A relação da Apple com a música vem de longa data desde o lançamento do iPod no começo dos anos 2000, e se intensificou para os serviços digitais em 2014, com a compra da marca de fones de ouvido Beats, que se tornou a base do serviço Apple Music.