Na última terça (13), Apex Legends recebeu o Iron Crown Collection, um evento especial por tempo limitado que inclui, entre outras coisas, um modo solo para o jogo.

Jogadores, porém, logo notaram que a maior parte dos itens e cosméticos especiais do evento só poderiam ser adquiridos por meio de loot boxes, incluindo o machado lendário do personagem Bloodhound, que só podia ser ganho após gastar dezenas de libras/dólares (ou centenas e centenas de reais).

Naturalmente, isso levou a fortes críticas por parte da comunidade, e o produtor Greg McCoy, da Respawn Entertainment, publicou uma atualização no blog da empresa prometendo mudanças ao sistema para a venda de itens lendários, e admitindo que o estúdio errou com o modelo de microtransações.

"Com o evento Iron Crown, nós erramos a mão ao quebrarmos nossa promessa ao fazer os Pacotes Apex o único jeito de conseguir o que muitos consideram as skins mais legais que lançamos", diz o blog.

Mesmo com as mudanças, porém, vários membros da comunidade ainda criticaram o modelo de monetização do jogo, com direito a xingamentos aos desenvolvedores e à publisher Electronic Arts.

McCoy, em resposta, também lançou insultos a parte da comunidade na rede social.

"Eu estou na indústria há tempo suficiente para lembrar quando jogadores não eram completos babacas com desenvolvedores e era bem legal. Eu forjei muitas amizades de longo prazo naquela época", escreveu. "Seria ótimo voltar para lá, e não engajar com pessoas tóxicas ou perguntar 'quão alto' quando uma turba berra 'pule' seria, com sorte, um início."

O produtor também acabou insultando (presumivelmente por acidente) jogadores que não gastam dinheiro no game.

"A quantidade de pessoas que gastam é muito baixa, a maioria de vocês são aproveitadores (e adoramos isso!), e uma mudança no preço não vai mover a agulha."

O público, naturalmente, se revoltou com as respostas, assim como a reação do gerente de comunidade da Respawn, Jay Frechette, que defendeu McCoy.

"Então não tem problema quando todos vocês nos chamam de mentirosos, enganadores, e outros ataques pessoais quando comunicamos um pedido de desculpas e atualização ao evento, mas somos 'imaturos' quando alertamos as pessoas ao fazer isso. Entendi."

Um usuário publicou um texto, que ao ponto da publicação desta nota tem mais de 15 mil curtidas, dizendo que a Respawn trouxe uma "nova era de hostilidade" à comunidade.

"Vocês cometeram o maior pecado capital: vocês levaram para o pessoal", diz a mensagem. "Vocês, como uma equipe de profissionais tentando ganhar dinheiro, levaram para o pessoal. Levaram para o pessoal e decidiram insultar sua base de jogadores, nos chamando de 'babacas' e 'aproveitadores'. Não foi esperto."

"Não vamos esquecer disso. Vocês nos deram um novo tom para o tipo de interação que vamos ter com vocês. É um tom frio. Em que não há nenhuma ilusão sobre a realidade da situação. Noções anteriores de 'família' estão mortos. Somos meros consumidores para vocês, e isso é óbvio."

"Vocês decidiram trazer uma nova era de hostilidade e amargura. Bem feito. Ótima estratégia de relações públicas."

Outro tópico de um usuário, com mais de 22 mil curtidas durante a publicação desta nota, procurou remediar a situação.

"Embora tenhamos o direito de ficar bravos, não podemos deixar algumas maçãs podres (respostas) permitir que a árvore inteira seja derrubada", escreveu. "O que estou dizendo é que podemos ser civilizados e NÃO reduzir a pura toxicidade, a loja e seus preços precisam 100% de trabalho e acertos, mas não vamos agir como se toda a Respawn fosse maligna."

A comunidade também criou memes com base nas declarações de McCoy.

Couldn't help myself after seeing the asshat meme's from r/apexlegends
Calm down everyone! Respawn is only teasing the next legend! from r/apexlegends

O evento especial de Apex Legends está marcado para até 27 de agosto.

[ATUALIZAÇÃO]: O CEO da Respawn, Vince Zampella, se pronunciou sobre o caso.