Nos últimos anos, a Bioware tem se focado quase totalmente em games de orçamentos multimilionários, das séries Mass Effect e Dragon Age, passando pelo MMORPG Star Wars: The Old Republic, e finalmente com seu novo e ambicioso projeto, Anthem.

Em entrevista com a revista Game Informer, porém, o gerente geral do estúdio, Casey Hudson, e o produtor executivo de Anthem, Mark Darrah, revelaram que gostariam de, no futuro, criar jogos de menor orçamento e mais “experimentais” na empresa.

“Eu gostaria de chegar a um ponto em que sim, estamos fazendo nosso próximo grande projeto, mas talvez também estejamos fazendo alguns experimentos”, disse Hudson. “Quero chegar onde podemos meio que fazer o equivalente de lançar curta-metragens para o público e dizer: ‘Olha, temos um monte de coisas que queremos - ideias criativas que queremos divulgar. Por isso tente este negócio e dê uma olhada nesta outra coisa’, e ver o que as pessoas gostam.”

“Acho que há a oportunidade daqui para frente de publisher AAA começarem a diversificar a projeção dos seus jogos”, disse Darrah. “Começar a fazer tanto coisas grandes que são experimentos gigantescos, mas também talvez traz experiências menores que são consumidas mais rapidamente”

Darrah acredita que este interesse parte do sucesso que RPGs com um aspecto mais “retrô” como Divinity: Original Sin e Pillars of Eternity, sendo jogos de menor orçamento mas com público fiel.

Hudson também reforça que, ao fazer estes jogos mais experimentais, seria possível “dialogar” melhor com o público, com os desenvolvedores compreendendo melhor os interesses e vontades dos consumidores para projetos futuros.

Anthem sai em 22 de fevereiro para PC, PS4 e Xbox One.