Revelada durante a E3 2017, a nova franquia de ação e aventura da BioWare, Anthem, será um jogo de “fantasia científica”, não um título de ficção científica tradicional  – como foi a série anterior da desenvolvedora, Mass Effect. A afirmação é de Aaryn Flynn, diretor geral da BioWare, que comparou os dois games em uma entrevista à rádio CBC.

É um gênero que chamamos de fantasia científica. Muito parecido com Star Wars, muito parecido com o Universo da Marvel, onde você vê muitas coisas incríveis acontecendo, mas não nos preocupamos muito com o porquê estão acontecendo ou como estão acontecendo, com a ciência disso”, explicou. “Mass Effect é mais uma franquia verdadeiramente hardcore de ficção científica, [mas Anthem] é muito mais sobre se divertir em jogo que é exuberante, exótico e realmente te puxa para dentro”.

Responsável pelo desenvolvimento de Anthem, a BioWare Edmonton já trabalhou anteriormente em Star Wars: Knights of the Old Republic, o que explicaria a comparação entre a nova franquia e o universo dos filmes de Star Wars.

Anthem terá um mundo aberto vasto no qual jogadores controlarão os chamados Freelancers, exploradores equipados com exoesqueletos customizáveis e com o objetivo de proteger a humanidade. O título também terá um foco grande na jogabilidade cooperativa para até quatro jogadores.

Anthem chegará em 2018 para o Xbox One, PlayStation 4 e PC.