Um dos principais eventos do calendário anual de tecnologia, o Mobile World Congress (MWC) começa oficialmente na próxima segunda-feira (26), em Barcelona, prometendo mostrar as principais inovações e novos produtos móveis que chegarão às lojas nos próximos meses.

Assim como a CES, em janeiro, o MWC costuma ser vitrine para grandes empresas do setor, como Samsung, Sony e LG, mostrarem as novidades de suas linhas móveis para consumidores finais, mas também para fabricantes de componentes e tecnologias revelarem novos sistemas que devem ser embarcados em dispositivos no futuro – de processadores a displays flexíveis.

Para você não ficar perdido no meio da enxurrada de conteúdo que virá de diretamente de Barcelona entre os dias 26 e dia 1º de março, separamos aqui as principais expectativas e rumores do evento – que inclui uma boa quantidade de dispositivos já confirmados.

Samsung

Após um pequeno hiato no ano passado, quando a empresa resolveu anunciar o Galaxy S8  e Galaxy S8+ em um evento paralelo, em Nova York, a Samsung volta ao MWC para a revelação de seus antecipados novos flagships no próximo domingo (25): o Galaxy S9 e Galaxy S9+.

Como de costume, quase todas as informações sobre os dispositivos já foram vazadas antes de hora e há pouco que não sabemos sobre os novos smartphones da sul-coreana.

Assim como a geração anterior, o S9 deverá trazer bordas reduzidas de display e acabamento metálico. O S9+ deverá trazer duas câmeras na parte traseira, como o Galaxy Note 8, e o sensor de digitais ficará abaixo das lentes – e não mais ao lado, como no péssimo posicionamento do Galaxy S8. Veja nas imagens abaixo:

Samsung-Galaxy-S9

15 fotos
1 de 15
+10 fotos
✖︎

Rumores indicam que o Galaxy S9 chega com display Super AMOLED QHD de 5,8 polegadas, enquanto o S9+ virá com display de 6,2 polegadas. Ambos trazem o processador Qualcomm Snapdragon 845 ou Exynos 9810, 4 ou 6 GB de RAM.

Os modelos chegam com câmeras de 12 megapixels na parte traseira, com estabilização óptica de imagem e zoom óptico, e uma frontal de 8 megapixel. A bateria do S9 trará 3.100 mAh de bateria e o S9+, 3.600 mAh.

Rumores indicam que o modelo chega às lojas no dia 16 de março. Na Europa, eles devem chegar por € 841, no caso do Galaxy S9, e € 997, para o Galaxy S9+.

Huawei

Terceira maior fabricante de smartphones do mundo em termos de vendas, a chinesa Huawei não deve mostrar o P20, seu próximo flagship, durante a MWC – isso deverá acontecer em um evento já marcado para o dia 27 de março em Paris. Ainda assim, a empresa não deve deixar o congresso passar em branco.

A principal expectativa é da revelação do Huawei Watch 3, sucessor do elogiado Huawei Watch 2, anunciado no ano passado durante a MWC.

Entre os rumores do dispositivo, está a presença de um sensor de reconhece gestos e "desenhos" feitos com o dedo nas costas da mão do relógio – o que foi sugerido por uma nova patente registrada pela Huawei.

Supostamente, a borda do dispositivo também terá oito áreas de interação do dispositivo, que poderão ser usadas para comandos específicos.

Outra possível novidade da empresa seria a apresentação de um novo tablet Mediapad e/ou de novos MateBooks, como sugerido por um tuíte da companhia.

Asus

A taiwanesa Asus também prepara algo para o MWC, com um evento já confirmado para o dia 27 de fevereiro. A expectativa, é claro, é pelo Zenfone 5, Zenfone 5 Max e Zenfone 5 Lite, todos com displays de proporção de 18:9.

Principal modelo da linha, rumores sobre o Zenfone 5 indicam que ele deverá ser parecer com o iPhone X, incluindo a “aba” na parte superior do display e câmera verticais na parte de trás. Nada está confirmado, no entanto.

LG

Tradicionalmente, o MWC é palco para a LG apresentar seu novo flagship para o primeiro semestre de cada ano, mas isso não deve se repetir neste ano.

Rumores indicam que a empresa decidiu recomeçar do zero o desenvolvimento do LG G7, sucessor do bom – ainda que caro – LG G6 do ano passado. Com a decisão, a nova expectativa é que a LG só revele o seu novo smartphone de topo de linha em abril, em um evento próprio.

Ainda sobre smartphones, há uma expectativa de que a LG anuncie uma versão avançada do LG V30, modelo de topo de linha anunciado durante a IFA 2017 para o segundo semestre do ano passado, alem dos novos K10+, K10 e K10α.

Motorola

Nada de flagships por aqui. O Moto Z2 Force ainda é relativamente recém-chegado no mercado, o que indica que a empresa não deverá mostrar novidades na sua linha Z.

No setor dos intermediários, no entanto, há bastante especulação: a principal delas dá conta de que deveremos ver o Moto G6, G6 Plus e G6 Play, com boas especificações e preço camarada.

A expectativa é que o Moto G6 chegue como display Full HD+ de 5,7 polegadas, processador Snapdragon 450 e bateria de 3.000 mAh. Uma versão Plus também deve ser apresentada, com 5,93 polegadas, Snapdragon 630 e bateria de 3.200 mAh. Ambos trariam opções de 3 GB ou 4 GB de RAM e 32 GB ou 64 GB de armazenamento interno.

Além disso, novidades da linha Moto X podem dar as caras, como sugeriram uma imagem vazada do suposto Moto X5.

Nokia

Desde seu retorno das cinzas pelas mãos da finlandesa HMD Global, a Nokia lançou uma boa quantidade de smartphones, mas a antecipação pelo primeiro verdadeiro modelo de topo de linha da companhia, o Nokia 9, é grande.

O Nokia 9 deve chegar com um display QHD OLED de 5,5 polegadas com bordas reduzidas e, supostamente, será resistente à água. Como esperado, o processador será o Snapdragon 845 ou o 835, com 4 GB ou 8 GB de RAM e uma bateria generosa.

Com evento marcado para o domingo, a empresa deverá revelar oficialmente o modelo, ao lado do possível Nokia 7 Plus – que chegaria com o Snapdragon 660, 4 GB de RAM e display de seis polegadas.

Quaisquer que sejam as novidades, Juho Sarvikas, CEO da HMD Global, afirmou que a empresa estava “ocupada” preparando algo para o evento.

Sony

A japonesa chega ao MWC com três modelos já anunciados neste ano, o que coloca o line up de flagships na mira para o evento. A expectativa é que a companhia revelo o Xperia XZ Pro, Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact durante sua apresentação, que acontece na manhã da segunda-feira (26).

Rumores sobre o Xperia XZ2 sugerem que ele finalmente passará por um redesenho completo, com um display 4K de 5,7 polegadas e bordas reduzidas, processador Snapdragon 845 por baixo do capô e 6 GB de RAM.

A expectativa é que o modelo venha ainda com duas câmeras traseiras  – o primeiro da empresa a adotar a tendência – e dois alto-falantes estéreo frontais. A bateria deverá trazer 3,420 mAh.

MWC 2018

O Mobile World Congress 2018 acontece em Barcelona, na Espanha, na Fira de Barcelona. O evento começa oficialmente na segunda-deira (26) e segue até a quinta-feira (01). As primeiras conferências, no entanto, ocorrem já neste sábado (25).