Agora é oficial: após meses de antecipação, o Google finalmente anunciou seus novos smartphones Pixel 2 e Pixel 2 XL durante o evento Made By Google, nesta quarta-feira (04).

Apesar de só terem sido revelados hoje, os modelos já não eram uma surpresa há algum tempo e sofreram com uma série de vazamentos nos últimos meses que mostraram quase tudo que poderíamos saber sobre a dupla.

Irmão menor da família, o Pixel 2 chega com um display Full HD de 5 polegadas, enquanto o peso pesado da dupla, o Pixel 2 XL traz uma tela QHD de 6 polegadas. Ambos dispositivos trazem displays always-on, que permitirá ao usuário acompanhar notificações mesmo quando a tela estiver bloqueada e desligada.

No departamento de câmeras, os Pixel 2 e 2 XL chegam com uma câmera principal de 12 megapixels com estabilização óptica e eletrônica de imagem e que promete ser a melhor já colocada em um smartphone – saindo do forno já com um score 98 da DXO Mark.

Assim como foi sugerido pelos vazamentos, o dispositivo poderá tirar fotos com efeito retrato ("bokeh") mesmo sem ter duas lentes traseiras – utilizando software para desfocar o fundo de imagens virtualmente ao invés de usar a sobreposição de imagens de lentes duplas, como faz o iPhone 7 Plus, por exemplo.

Haverá também uma versão própria do Google para o Live Photos, do iPhone, que permite ao usuário criar pequenos vídeos de três segundos de uma imagem fotografada. Segundo a empresa, a funcionalidade Motion Photos será automática. De quebra, usuários do Pixel 2 e Pixel 2 XL também terão acesso perpétuo e gratuito ao armazenamento de suas fotos e vídeos na nuvem do Google.

Os modelos também tiram proveito das novas capacidades de realidade aumentada do Android, embarcando os novos AR Stickers, personagens animados que poderão ser adicionados em fotos e vídeos e compartilhados com contatos. O Stickers já incluem personagens de séries como Stranger Things, Star Wars e da NBA, mas devem ser expandidos no futuro.

Android Puro e Inteligência Artificial

Como era de se esperar dos dois novos smartphones, os Pixel 2 trazem a experiência “pura” do novo Android 8.0 Oreo, revelado oficialmente no final de agosto, mas com algumas funções customizadas de software.

Uma delas fica por conta da barra de buscas do Google, que agora fica localizada na parte inferior da tela do smartphone para facilitar acesso.

Sugerido por vazamentos anteriores, os dispositivos serão capazes de identificar músicas tocando ao seu redor automaticamente, mesmo sem que o usuário não tenha pedido. A funcionalidade não dependerá da conexão com servidores do Google e será rodada no próprio dispositivo.

Também como já havia sido sugerido por vazamentos anteriores, os smartphones incluem a nova função “Active Edge”, semelhante à função já presente no HTC U11, que permitirá o acesso ao Google Assistente pressionando as suas laterais na mão.

E chegam por quanto?

O Pixel 2 chega nas cores Kinda Blue (Azul), Just Black (Preto) e Cleary White (Branco). O Pixel 2 XL, por sua vez, chega nas cores Just Black (preto) e Black & White (preto e branco).

As pré-vendas dos dispositivos começam hoje para a Austrália, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Índia. O Pixel 2 chega ao mercado por US$ 649, pela versão de 64 GB, e o Pixel 2 XL por US$ 849.