O aplicativo Sarahah vem conquistando cada vez mais usuários desde seu lançamento. Com uma proposta simples de 'comentários anônimos', o programa vem chamando a atenção do público de smartphones e está no topo dos downloads populares da Apple Store, passando o Instagram e o Youtube.

Disponível para OS e Android, o aplicativo criado por Zain al-Abidin Tawfiq segue a linha de outros do gênero, permitindo comentários sem identificação para amigos ou até mesmo desconhecidos. De acordo com os desenvolvedores, o objetivo é valorizar os pontos fortes de cada usuário, receber críticas de forma mais construtiva e expandir a honestidade entre as pessoas. A palavra de origem árabe sarahah significa 'honestidade' e o aplicativo já coleciona diversas reações nas redes sociais sobre suas funcionalidades.

Com uma interface simples, quatro funções estão disponíveis atualmente: ler os recados recebidos, favoritos e enviados, procurar pessoas (pelo nome), 'explorar' que está em manutenção com o aviso de disponibilidade futura e visualização de seu próprio perfil.

Apesar da recepção positiva, Sarahah segue os mesmos moldes de outros aplicativos/sites do gênero, como o Secret, o Yik Yak Whisper, além de outros sites de perguntas/comentários anônimos como o ask.fm, Curious Cat, formspring, dentre outros.

No caso do Secret e do Yik Yak, o começo foi tão popular e animado quanto o Sarahah, mas cairam em um final desastroso: faliram por se tornarem meios de comentários negativos, cyberbullying e mensagens ofensivas para usuários.

Até o momento a comunidade vem reagindo com o mesmo ar cômico do passado: comentários positivos e divertidos, que acabam espalhando uma imagem positiva do app. A empresa disponibilizou alguns filtros de conteúdo e uma ferramenta de bloqueio, caso não queira receber mais comentários de algum usuário específico.

Apesar de não trazer nada especificamente novo até o momento, o aplicativo conquistou o publico que se entretem com o modelo e agora se arrisca em cultivar um ambiente saudável para o aplicativo.