Starfield poderia ter sido um exclusivo PlayStation, diz Phil Spencer
De acordo com ele, garantir acesso ao jogo era fundamental para a Microsoft
Durante a audiência da Federal Trade Commission (FTC) para bloquear temporariamente a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, o chefe de Xbox, Phil Spencer, revelou que a compra da ZeniMax Media foi motivada, em parte, pelo desejo da empresa de garantir Starfield como um exclusivo.
Conforme publicado pelo Polygon, Spencer afirmou que concorrentes, como a Sony Interactive Entertainment, pagaram para manter jogos fora da plataforma Xbox. Um exemplo disso seria Final Fantasy XVI, lançado nesta semana.
Spencer também mencionou acordos que a Sony fez com a Bethesda Softworks para manter os jogos Ghostwire: Tokyo e Deathloop fora do Xbox, e estava em negociações para fazer o mesmo com Starfield.
"ZeniMax é um ótimo exemplo", disse Spencer. "Quando adquirimos a ZeniMax, um dos motivos foi que a Sony fechou um acordo para Deathloop e Ghostwire e pagou à Bethesda para que esses jogos não fossem lançados no Xbox."
Spencer também ressaltou que era necessário "garantir a propriedade" da ZeniMax e de Starfield para manter o ritmo de lançamento de novos jogos no Xbox. "Não podemos estar em uma posição como um console de terceiro lugar, em que ficamos ainda mais atrás em termos de propriedade de conteúdo", afirmou.
A Microsoft adquiriu a ZeniMax em setembro de 2020, em um acordo de US$ 7.5 bilhões, que foi finalizado em março de 2021. Tanto Deathloop quanto Ghostwire: Tokyo foram lançados como exclusivos do PlayStation após a aquisição pela Microsoft, mas Deathloop acabou chegando ao Xbox Series em setembro de 2022.
LEIA MAIS
- Diablo IV: Se você escolheu ajudar Krystyna, prepare-se
- The Witcher: Personagem de Blood and Wine já era citado no jogo base
- Lies of P já acertou em uma atividade secundária logo na demo
Starfield está programado para ser lançado em 6 de setembro como exclusivo do Xbox e PC. Na quinta-feira, o líder de publicação da Bethesda, Pete Hines, afirmou que Starfield é "impressionantemente grande" e que lançar o jogo em outras plataformas certamente atrasaria o lançamento.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!