Seguindo passos da Sony, Xbox vai investir mais em jogos narrativos

Microsoft nunca trabalhou em tantos jogos foco narrativo, disse Phil Spencer

Por Lucas Arraz 14.07.2021 13H46

Após uma década desde a criação e popularização dos "jogos como serviço", a Microsoft planeja alternar o investimento em títulos multiplayer com atualizações sazonais para apostar também em jogos com foco narrativo. Em entrevista ao The Guardian, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, declarou que a plataforma está pronta para assumir mais riscos no investimento de jogos no futuro. 

"Acho que provavelmente estamos desenvolvendo mais desses [jogos com foco em narrativa] agora do que em toda a história do Xbox", declarou o executivo. "Os detentores de plataformas, sejam elas de assinatura, um dispositivo de hardware ou uma loja, estão investindo ativamente em coisas novas e provavelmente mais arriscadas. Se funcionar, obteremos valor trazendo jogadores para o ecossistema", completou.

A fala aponta novos rumos para Microsoft e sua divisão de jogos. A empresa concentrou esforços nas últimas gerações em títulos com suporte ao multiplayer online, sendo o principal exemplo a chegada do gigantesco Minecraft.

Se realmente apostar mais em jogos com foco em narrativa, a Microsoft vai se aproximar de uma tendência que explodiu com franquias como Metal Gear Solid, Red Dead Redemption e Mass Effect, além de aproximar a empresa da sua principal concorrente.

A Sony apoia e financia estúdios que se especializaram, ao longo dos anos, em contar histórias por meio de jogos. É o caso de exclusivos single player com foco em narrativa, a exemplo de The Last of Us, Spider-man e God of War (2018).

Apesar de trabalhar em mais jogos narrativos, o chefe da Xbox Game Studios, Matt Booty, complementou Spencer ao dizer que a plataforma não pretende abandonar o investimento no multiplayer. A ideia é permitir que cada braço da divisão Xbox, incluindo as novas desenvolvedoras adquiridas, trabalhem em seus próprios projetos.

"Sea of ​​Thieves tem longevidade e vamos ter Halo multiplayer começando a ser baseado em temporadas. [Enquanto isso] a Compulsion Games, nosso estúdio em Montreal, não foi instruído a construir algo que terá temporadas ou seis peças de DLC. Por exemplo, Tell Me Why foi uma história importante para nós divulgarmos e não existiu uma ordem para descobrir como fazer temporadas para aquele jogo", defendeu Booty