Pc   Xbox

Phil Spencer gostaria de investir na aquisição de estúdios asiáticos

Líder do Xbox afirmou que MIcrosoft ainda não encerrou sua busca por novos estúdios

Por Rafael Romer 15.11.2019 14H07

Não é segredo que, sob a liderança de Phil Spencer, a divisão Xbox da Microsoft tem tentado se aproximar cada vez mais de estúdios e publishers asiáticos – em especial, na tentativa expandir a oferta de jogos japoneses no Xbox, que sempre ficou para trás nesse quesito quando comparado aos consoles rivais.

Em entrevista ao Eurogamer após o evento X019, realizado nesta quinta-feira (14) em Londres, no Reino Unido, Spencer indicou que gostaria que essa aproximação acontecesse através de novas aquisições por parte da Microsoft. Segundo Spencer, as aquisições têm garantido à Microsoft uma cobertura geográfica diversa para a empresa, incluindo regiões como o Reino Unido e o Canadá. A Ásia, no entanto, segue descoberta.

"Eu acho que temos um buraco na Ásia. Eu já disse isso para Matt [Booty, líder da Xbox Game Studios] e publicamente. Eu adoraria ter mais influência em nossa equipe de criadores asiáticos", afirmou Spencer. "Não há nada iminente, isso não é um anúncio prévio de algo. Mas se você acabou de traçar onde estamos no mapa com nossos [estúdios] first-party, essa é uma oportunidade real para nós".

O chefe do Xbox citou ainda os anúncios da chegada de jogos das séries Yakuza, Kingdom Hearts e Final Fantasy às plataformas da Microsoft, todos revelados durante o X019, como exemplos dessa aproximação com produtoras japoneses, mas defendeu que a empresa ainda poderia ter "uma capacidade de criação first-party mais forte" na região.

Também durante a entrevista, Spencer afirmou que a Microsoft ainda não encerrou sua série de aquisições de novos estúdios – mesmo após a composição de 15 estúdios que são hoje parte da divisão Xbox Game Studios.

"Sim. Existem ótimos criadores por aí. Nosso negócio continua a crescer. A empresa apoia incrivelmente o que estamos tentando construir", afirmou. "A Microsoft fala sobre o games como um pilar fundamental de seu interesse e estratégia. Estamos recebendo muito apoio de Satya Nadella [CEO da Microsft], Amy Hood [diretora financeira da Microsoft] e do conselho. E como administramos um bom negócio hoje, conquistamos o direito de continuar procurando".