Maior que Star Wars e Marvel: aquisições que foram mais baratas que a Bethesda

Microsoft agora é dona da empresa de The Elder Scrolls, Fallout e Doom

Por Victor Ferreira 21.09.2020 17H35

Nesta segunda (21), a Microsoft chocou o mundo dos games ao anunciar a aquisição da Zenimax Media, conglomerado que inclui todas as propriedades intelectuais da publisher Bethesda Softworks.

Com esta aquisição, a empresa passa não só a ter controle de franquias como The Elder Scrolls e Fallout, como todas as outras subsidiárias da companhia, como a Arkane (Dishonored, Deathloop), Tango Gameworks (The Evil Within, Ghostwire Tokyo) e a histórica id Software (Doom, Quake).

Ainda é difícil saber o impacto que esta compra fará nos próximos anos, mas algo que sabemos é que a Microsoft não poupou despesas para a aquisição, desembolsando US$ 7,5 bilhões para isso.

Embora não necessariamente na ordem de magnitude de algumas grandes fusões ou aquisições pelo mundo, é um investimento extre

Lucasfilm - US$ 4 bilhões (2012)

Em 2012, a Walt Disney Company adquiriu a Lucasfilm pela bagatela de US$ 4,055 bilhões, dividido em US$ 2,2 bilhões e o equivalente de US$ 1,855 bilhões em ações.

A principal consequência deste acordo, logicamente, foi o controle total da franquia Star Wars em suas mais diversas mídias, levando à criação não só de filmes como a trilogia O Despertar da Força, Os Últimos Jedi e Ascensão Skywalker, assim como os derivados Rogue One e Solo, mas também a vários outros projetos, incluindo os jogos Battlefront, Star Wars Jedi: Fallen Order, e Squadrons.

Em termos de inflação, a aquisição é equivalente a US$ 4,59 bilhões em 2020 - embora o valor pode ser considerado até mais alto, já que só o equivalente em ações da compra nos dias de hoje é equivalente a US$ 4,60 bilhões, o que colocaria o total na casa dos 7 bilhões.

Marvel - US$ 4 bilhões (2009)

Já antes de tomar controle da Lucasfilm, a Disney já havia balançado estruturas do mundo do entretenimento com a compra da Marvel Entertainment.

A aquisição, feita em 2009, também sai por US$ 4 bilhões, mas pela inflação este valor vai para US$ 4,85 bilhões.

Considerando que o cinema da década seguinte foi dominado pelo Universo Cinematográfico da Marvel, com diversos filmes superando a arrecadação de US$ 1 bilhão, a aquisição foi um bom acordo.

Instagram - US$ 1 bilhão (2012)

Em 2012, o Facebook adquiriu o aplicativo Instagram pelo total de US$ 1 bilhão, dividido entre US$ 300 milhões em dinheiro e US$ 700 milhões em ações.

A aquisição tem um valor de US$ 1,13 bilhão, mas é importante notar que ela aconteceu nos primeiros meses da oferta de ações pública do Facebook. Sendo assim, as ações da compra do Instagram valeriam US$ 5,68 bilhões nos dias de hoje.

Isso pode ser até ser visto em comparação com outro aplicativo popular adquirido pelo Facebook, o WhatsApp. Negociado dois anos depois do Instagram, o Zap saiu pelo valor estimado em US$ 19 bilhões.

Pixabay/Reprodução

Oculus VR - US$ 2,3 bilhões (2014)

Outra grande aquisição do Facebook nos primeiros anos de sua expansão, a empresa de realidade virtual Oculus VR foi vendida para a corporação de Mark Zuckerberg por US$ 2,3 bilhões, com US$ 400 milhões em dinheiro, US$ 1,6 bilhão em ações, e US$ 300 milhões em incentivos.

Apesar de controvérsias envolvendo as posições políticas e demissão de seu fundador, Palmer Luckey, a Oculus VR segue firme e forte, com seu próximo produto, o Oculus Quest 2, chega em outubro aos mercados mundiais.

Facebook/Divulgação

YouTube - US$ 1,65 bilhão (2006)

Em 2006, a plataforma de vídeo YouTube, criado no ano anterior, foi adquirida pelo Google pelo valor de US$ 1,65 bilhão em valores de ação da companhia.

Levando em conta a inflação do dólar nestes 14 anos, o valor da aquisição subiu para US$ 2,17 bilhões, mas é importante notar que considerando a evolução das ações do Google/Alphabet neste período, as ações equivalentes ficariam na casa dos US$ 9 bilhões.

O YouTube, enquanto isso, é atualmente um dos sites mais populares do mundo, e a referência em termos de plataforma de vídeo.

Waze - US$ 966 milhões (2013)

Em 2013, o Google adquiriu a popular plataforma de navegação via GPS Waze, utilizada atualmente por 130 milhões de usuários, por cerca de US$ 966 milhões.

Levando em conta inflação, esta aquisição hoje em dia supera a marca do bilhão de dólares, saindo por US$ 1,08 bilhão.

Twitch - US$ 970 milhões (2014)

Inicialmente apenas uma divisão de streaming de games do site justin.tv, a Twitch Interactive expandiu e cresceu até finalmente ser adquirida pela Amazon em 2014, após negociações com Google/YouTube não terem seguido em frente.

A aquisição do serviço pela Amazon saiu por US$ 970 milhões, que é o equivalente de US$ 1,06 bilhão em 2020.

Riot Games - US$ 400 milhões (2011/2015)

Em fevereiro de 2011, a gigante de telecomunicações chinesa Tencent tomou parte de 93% do estúdio americano Riot Games, na época já reconhecido mundialmente pelo enorme sucesso de League of Legends.

A corporação fez a aquisição por US$ 400 milhões, que nos dias de hoje equivale a US$ 462 milhões.

Em 2015, a Tencent comprou os 7% restantes, mas não informou o valor.

Riot Games/Divulgação

Insomniac Games - US$ 229 milhões (2019)

Após décadas de parceiras constantes entre as duas empresas, em agosto de 2019 a Sony comprou oficialmente o estúdio Insomniac Games, conhecida pelas séries Ratchet & Clank, Resistance e, mais recentemente, Marvel’s Spider-Man.

O estúdio, agora parte do selo PlayStation Studios, foi adquirido por US$ 229 milhões. Curiosamente, a compra também incluiu a propriedade intelectual de Sunset Overdrive, um jogo lançado exclusivamente para o Xbox One (e posteriormente no PC).

Sony Interactive Entertainment/Divulgação

Mojang - US$ 2,5 bilhões (2014)

Por fim, é importante mencionar a antiga maior compra da divisão de games da Microsoft: a aquisição do Mojang Studios - e, por tabela, de Minecraft - em setembro de 2014.

A este ponto, Minecraft já era um dos jogos mais populares de todo o planeta, e a Mojang acabou sendo comprada por US$ 2,5 bilhões (US$ 2,7 bilhões em 2020), com metade deste dinheiro ficando com o cofundador Markus “Notch” Persson.

Desde então, Minecraft continuou com sua enorme popularidade, e a Microsoft manteve a distribuição do jogo no maior número de plataformas possíveis nos anos seguintes, incluindo implementando sistemas como crossplay entre elas.

Nos anos seguintes, a Microsoft fez uma série de novas aquisições de estúdios, incluindo grupos consagrados como Obsidian, Ninja Theory e Double Fine, mas nenhum chegou perto do valor


Mojang Studios/Divulgação

Menção Honrosa: Pixar - US$ 7,4 bilhões (2006)

Uma menção honrosa vai para a aquisição da Pixar Animation pela Disney, em 2006.

A aquisição, porém foi feita em 2006, então ajustando os valores esta compra é equivalente a US$ 9,5 bilhões em 2020 - potencialmente ainda mais, considerando que a compra foi feita via trocas de ações entre os acionários da Pixar.

Incidentalmente, é por isso que Steve Jobs, que era acionista majoritário do estúdio de animação, tornou-se o sócio com maior número de ações da Walt Disney Company - posição hoje em dia de sua viúva, Laurene Powell Jobs.

Pixar Animation/Divulgação